Por a 16 Maio 2023

Contra todas as promessas e juras de que os naperons não entrariam em nossa casa, eis que a técnica se reinventa e o antiquado se torna retro, poético, romântico e até cool. Descubra boas ideias para deixar entrar o crochet na sua vida.

Longe vai o tempo em que o tricot e o crochet serviam para fazer mantas para quartos de bebés e naperons para a casa da avó. O regresso aos ofícios e ao manual tem feito regressar também estas técnicas, trazendo para as vivências actuais alguns dos padrões que jurámos nunca ter em casa.

O revival é bastante transversal – da moda aos interiores e das gamas de luxo às mais acessíveis -, e nesta última estende-se das almofadas aos candeeiros. Fizemos uma seleção de ideias para se deixar contagiar.

Romântico q.b.

Neste apartamento na Lapa, com decoração assinada por Joana Pereira Caldas, o crochet entra de uma forma discreta, pousado em cima dos pufes e alinhado com o lado romântico do ambiente. O projeto que privilegiou a criação de áreas comuns agradáveis e, acima de tudo, funcionais, funde nos seus interiores diferentes gerações, incentivando a que todos desfrutem dos espaços em simultâneo.

Conferir conforto

Quando os proprietários deste apartamento – um casal com dois filhos pré-adolescentes –  foram ao encontro da arquiteta de interiores Carol Farah, a ideia era a de aproveitar a estrutura minimalista do apartamento, mas conferir-lhe algum aconchego e adicionar-lhe notas mais quentes. Para isso, a arquiteta usou materiais naturais e técnicas tradicionais, como o crochet, na imagem presente na almofada e no objeto pousado sobre a mesa.

Fez-se luz!

Criado pela dupla TOMAZICABRAL, com os designers Nicole Tomazi e Sérgio Cabral, o grupo Ateliê de Fiação utilizou o crochet como plataforma de diálogo manual e fio condutor, para criar relações experimentais e lançar, na Semana de Design SP2023, a sua primeira coleção de candeeiros numerados.

Shopping

Para um ambiente entre o retro e o poético, tapete redondo em crochet de algodão, da La Redoute. Para aquecer nas noites mais frescas de verão, manta em malha da Zara Home.

Para um look boémio, almofadas e chapéu da Ilektras Croshade.

A inspiração do crochet chega aos prints, neste papel de parede impermeável da Studijo.

Cheios de cor e geometria, os tapetes Trio e Mono da Gandia Blasco introduzem o crochet de uma forma contemporânea.

Já os candeeiros de Ana Paula Almeida, conferem dinâmica e movimento a qualquer espaço. Assim como as jarras da Rita Kroh, disponíveis em dois modelos e em muitas cores. Ambas também à venda na Santo Infante.

0
Would love your thoughts, please comment.x