Por a 12 Abril 2023

Cozinha simples, feita a partir de produtos artesanais e sazonais, de inspiração portuguesa, francesa, oriental e asiática, a desfrutar num cenário palaciano e artístico, onde se conta, e vive, uma história singular no reino de sonhos.

Texto: Isabel Figueiredo / imagens cedidas

Ir ao Palácio do Grilo, em Lisboa, para almoçar, jantar, tomar uma bebida ou passear pelos seus salões e jardins, é experimentar um reino dedicado aos sonhos, aquele que um caprichoso duque filiado na família real portuguesa tinha imaginado para si próprio. Graças à intensa pesquisa e criação de um punhado de intelectuais, arquitetos e artistas, aqui e possível mergulhar nos segredos de um teatro vivo, onde tudo joga com regras e hábitos, vida quotidiana e rotina, verossimilhança e beleza, e onde cada membro da equipa é um intérprete, pronto a surpreendê-lo. Uma experiência artística alegre e festiva para todos os públicos, e a qualquer hora do dia. Bem-vindos ao Palácio do Grilo.


O Palácio do Grilo é um dos únicos palácios em Lisboa que se manteve intacto durante 350 anos e que poderia ser definido como um lugar cinematográfico, um lugar cultural por si só. O projeto, criado através do campo da arte experimental e performativa, tenta dar vida ao projeto utópico do palácio do século XVIII, nunca concluído.

Todas as pessoas que trabalham no restaurante são intérpretes, e todo o lugar é configurado como um palco de teatro, permitindo intervenções muito particulares da cenografia. O visitante torna-se, inevitavelmente, um espectador e experimenta uma fantástica reinvestigação das práticas sociais da vida quotidiana. O objetivo, é distrair temporariamente a mente.

O público tem livre acesso ao jardim e a um conjunto de salas por onde pode vaguear. Nas áreas do jardim, é possível comer ou tomar uma bebida a qualquer hora do dia. O local está aberto todos os dias do ano, das 11 da manhã até meio da noite.

Toda a cenografia e mobiliário foram feitos por medida para o projeto, com base na madeira maciça de eucalipto e no carvalho nacional. O local foi preservado tal como era (…), o estábulo abandonado foi reunido ao Palácio para fazer uma sala com outro tom. Há ainda esculturas e pinturas esculturais e peças de grande porte que foram feitas para vestir as paredes. Um bar escultural, também feito de madeira maciça de eucalipto, pode ser observado nos antigos estábulos.  

A cozinha é simples e feita a partir de produtos artesanais e sazonais, harmonizando-se as inspirações portuguesas, francesas, do Médio Oriente e algumas asiáticas. O cardápio propõe uma seleção de ingredientes artesanais de boa qualidade, aperitivos, entradas e pratos principais, onde se incluem o robalo fresco, o risoto com açafrão de Caxemira, o gelado caseiro com misturas subtis de ervas aromáticas, e ainda sugestões para crianças.

Quanto ao menu de vinhos, o mesmo inclui apenas vinhos biológicos de pequenos e médios produtores. Existem os clássicos, de diferentes regiões de Portugal, mas também vinhos mais inusitados. No bar, a oferta passa pelos cocktails e por uma variedade de sumos frescos.

O Palácio do Grilo está aberto todos os dias, das 11h30 à 01h, e é possível almoçar, lanchar, jantar ou tomar uma bebida. Os espetáculos decorrem entre as 12h e as 15h e entre as 17h30 e a meia-noite.  

0
Would love your thoughts, please comment.x