Por a 27 Abril 2023

Uma moradia contemporânea, a ver o lago e as montanhas, com projeto de interiores do atelier nacional Decoralista.

Projeto: Decoralista / Fotografia: José Manuel Ferrão / Adaptação: Isabel Figueiredo

A moradia, com uns generosos 300 metros quadrados, aproximadamente, a que soma a zona de exterior com piscina, que é coberta quando chega o inverno, pertence a um casal de portugueses com quatro filhas, a viver na Suíça há cerca de 20 anos.

O projeto de arquitetura terminou em 2022, ano em que o Atelier Decoralista implementou o projeto de interiores desenvolvido ao longo dos dois anos anteriores à data de conclusão da obra. O atelier português já havia trabalhado com o cliente em Portugal e quando o casal tomou a decisão de adquirir a nova habitação permanente, contactou o atelier para o ajudar a personalizar a sua casa de sonho.

Localizada em Hermance, na Suíça, a casa insere-se no projeto residencial Les Clos, gizado pelo gabinete de arquitetura Amaldi Neder et Associés, Architectes.

O design estético e a amplitude dos interiores são os valores centrais do complexo de moradias e apartamentos, situado a poucos passos do lago e da vila medieval de Hermance. Todas as residências desfrutam de uma vista impressionante do lago e das montanhas circundantes e absorvem a luz natural da floresta, o que proporciona uma sensação de bem-estar e qualidade de vida. Partindo desta base, o atelier Decoralista encarregou-se da etapa seguinte, a de equipar a casa com materiais e peças em sintonia com as preferências e necessidades do cliente, e em diálogo com a envolvente bucólica.

“Toda a arquitetura de interiores da habitação foi customizada, tendo o pavimento de madeira e os acabamentos da cozinha, ou casas de banho, sido escolhidos de acordo com o gosto dos proprietários”, descreve Mafalda Galamas, do estúdio Decoralista.

A zona mais nobre da casa é a partilhada pela sala e cozinha, comunicantes porque são em plano aberto, e porque usufrui de uma vista incrível para o lago e para as montanhas. “A amplitude e a luminosidade da habitação são apenas algumas das características ímpares deste complexo de moradias junto à vila medieval de Hermance”, prossegue. A quase totalidade dos elementos constantes na moradia foi quase exclusivamente produzida em Portugal, incluindo as carpintarias, como o móvel de televisão com lareira encastrada, ou os dois closets do casal, desenhados ao mais pequeno detalhe. “No briefing inicial, um dos requisitos era, precisamente, o de criar um closet inspirado numa loja de luxo onde a cliente pudesse ter expostos os seus sapatos, carteiras, roupas, óculos e restantes acessórios”, continua Mafalda.

Todo o projeto assenta num jogo de texturas e cores neutras, numa base (quase) integral de papel de parede que, pontualmente, vai variando de acordo com a divisão, conferindo maior conforto aos ambientes. Os apontamentos de cor surgem sobretudo nos quartos das filhas do casal embora, ainda assim, de modo bastante suave através do rosa-salmão, por exemplo.

“A harmonia do projeto é percecionada, ainda através da linha semelhante com que foram selecionados, e executados, os artigos em estofo, como o sofá, os cadeirões, as cabeceiras de cama, os cortinados ou os tapetes”.

Do projeto há a destacar as duas esculturas de Nogueira Lopes, um mestre a trabalhar a madeira… “Este material nobre é, aliás, outra constante do projeto”, revela-nos Mafalda Galamas. “Não poderíamos deixar de referir a enorme mesa de jantar, executada em madeira de carvalho francês, com tampo de madeira irregular, de uma chapa única, sem qualquer emenda”, pontua.

0
Would love your thoughts, please comment.x