Por a 7 Março 2023

Porque contratar um designer não deve ser um luxo? Qual a importância de uma casa bem desenhada? Se só for possível investir numa divisão, qual deverá ser? Estas são algumas das perguntas que colocámos à arquiteta e designer de interiores, Rita Valadão.

Com trabalho consolidado e vários projetos emblemáticos no portfólio, Rita Valadão acredita que desenhar espaços bem estruturados são o reflexo de uma linguagem arquitectónica distinta, contemporânea e coerente. Concebendo cada projeto como se de uma obra de arte se tratasse, no Atelier a identidade resulta de uma interação de diferentes volumes, iluminação e materiais autênticos. Fizemos 5 perguntas a Rita Valadão. Aqui ficam as respostas. 

Rita, porque é que contratar um designer não deve ser visto como um luxo?

Durante os meus anos de experiência nesta área tenho vindo a sentir uma mudança significativa na forma de como um designer de interiores e o seu serviço é encarado. Não é de todo um luxo, mas sim a evolução e o abandono do “amadorismo” ou do “faça você mesmo”.

Um profissional ajuda o cliente a maximizar o seu investimento (uma casa, um espaço comercial, um hotel, etc), minimizando as suas preocupações durante o processo do projeto, obtendo o resultado final esperado e na grande maioria das vezes é agradavelmente surpreendido.

Do seu ponto de vista, qual a importância de uma casa bem desenhada no bem-estar de uma pessoa?

O bem-estar é essencial para a recuperação e sobrevivência do dia a dia de cada pessoa. “O “sentir-se em casa” é um sentimento natural e genuíno” ao retornar a casa.

Só conseguimos atingir esse nível se o espaço onde vivemos conter os elementos essenciais, como a cor, a textura, a luminosidade e a forma forem adequadamente escolhidos.

Uma casa bem desenhada, oferece ao morador ferramentas para que ele possa se identificar com o ambiente, sinta confiança, logo o “bem estar”.

Projeto de design de interiores em 3D assinado por Rita Valadão – Arquitectura & Interiores, com renders da Momentum Viz, para o projeto Campo Novo da autoria do gabinete Saraiva + Associados

Consegue dizer-nos 3 coisas que qualquer pessoa pode fazer em casa para a tornar num espaço mais agradável?

Escolher plantas adequadas para cada espaço.

Adaptar a luz artificial consoante cada ação da pessoa em casa, por exemplo, luz sobre a mesa de jantar.

Escolher cores nos tons mais quentes na área de lazer.

Projeto de design de interiores em 3D assinado por Rita Valadão – Arquitectura & Interiores, com renders da Momentum Viz, para o projeto Campo Novo da autoria do gabinete Saraiva + Associados

Se num processo de decoração só existir orçamento para uma divisão, qual devemos privilegiar?

Depende da situação de cada pessoa. Mas no geral a área social.

Para si, o que é essencial numa casa?

Plantas.

0
Would love your thoughts, please comment.x