Por a 4 Janeiro 2023

Uma paleta de cores bastante restrita, uma igual contenção na diversidade de materiais e uma dose de robustez que tem o efeito contrário, o de tornar o ambiente calmo, confortável e com um aguçado sentido de união. Uma casa para simplesmente…ser e estar.

Design de interiores:  direccion    / Fotografias: Fabian Martinez

O projeto residencial que mostramos de seguida está localizado no México e foi-lhe dado o nome de “Encino Negro Apartment”. Mariana Morales e o seu escritório de arquitetura e design, assinam o design de interiores deste apartamento pensado para uma família de cinco pessoas, que tinha como ponto fulcral a criação de ambientes propícios ao convívio, para bem receber as visitas que a família gosta de ter em casa.

O apartamento duplex fica no 21º andar e antes da remodelação, “parecia frio e vazio”, e tinha “falta de privacidade e independência entre as diferentes áreas sociais”, explica a arquiteta.

No novo layout, as áreas privadas e comuns são marcadamente separadas e independentes umas das outras e o uso de uma paleta de cores e de materiais mais escura, acentua o charme aconchegante e intimista de cada espaço. As paredes foram pintadas de um tom cinza, para o pavimento foi escolhido carvalho europeu e para as portas e estantes escolhida madeira de azinheira. As tonalidades ajudaram a escala do espaço a ser mais introspectiva.

O novo design alcançou uma integração equilibrada entre os espaços destinados ao lazer e os destinados ao descanso, cada um deles convidando os seus ocupantes a simplesmente….ser e estar.

Nessa atenção ao equilíbrio de cada espaço, muitas das peças de mobiliário e decoração foram especialmente desenhadas e trabalhadas para o efeito, como os sofás, as mesas de centro, as estantes, as secretárias, as camas, as mesas de cabeceira e os lavatórios. A mesa de pingue-pongue e a de matraquilhos, foram também elas feitas por medida para combinar com os demais elementos. O direccion também selecionou candeeiros, obras de arte e tecidos. Em relação aos têxteis, o linho foi o escolhido devido à sua essência natural em sintonia com a paleta de cores e materiais neutros escolhidos para os ambientes.

Por último, mas não menos importante, todos os materiais e texturas foram cuidadosamente escolhidos pelo seu toque natural: madeira, pedra, linho…A escolha das cores neutras numa harmonia pacífica criam uma ardósia para realçar, através da arte e dos afetos pessoais, o caráter único desta família. No apartamento estão exibidas obras de Miguel Castro Leñero, Raúl de la Cerda, Daniel Alcalá e Daniela González. Mariana Morales recomendou estes artistas e acompanhou o cliente no criterioso processo de seleção e aquisição de cada peça.

0
Would love your thoughts, please comment.x