Por a 31 Janeiro 2023

“Inverno” é o segundo jantar da iniciativa que celebra os produtos e as suas épocas, com marcados sabores de identidade portuguesa, promovidos pela chef Marlene Vieira. António Loureiro, Ricardo Costa e Julien Montbabut são os chefs convidados que irão, a seu lado, celebrar a época mais fria do ano, no dia 1 de fevereiro.

Fotografias: Mário Ambrozio e Manuel Manso

O segundo jantar “Inverno” acontece já no próximo dia 1 de fevereiro, no restaurante de Marlene Vieira, dando assim seguimento à série de jantares sazonais que destacam as quatro estações do ano e os melhores produtos da época, no seu espaço de alta cozinha, o Marlene. Mais uma vez, chefs convidados reúnem-se para criar especiais menus com o que de melhor se encontra em Portugal, unindo técnica e criatividade na celebração de sabores de identidade portuguesa.

Chef Marlene Vieira, © Mário Ambrozio

Esta celebração dos produtos nacionais e a sazonalidade contará com três chefs nacionais do Norte do país, reconhecidos com uma estrela Michelin: do Minho, António Loureiro, d’A Cozinha, e, do Porto, Ricardo Costa, do The Yeatman, e Julien Montbabut, do Le Monument que, com a chef Marlene, irão trabalhar os destaques da época e criar um menu ímpar, homenageando a diversidade e a essência da gastronomia portuguesa.

Chef Julien Montbabut

O menu de degustação conta com 12 momentos, no qual António Loureiro irá trabalhar a lampreia (típica do Norte do país e apenas disponível nesta altura do ano), Ricardo Costa o leitão e o atum e Julien Montbabut a truta e o javali, com Marlene a cargo do salmonete e de um dos seus pratos preferidos, a cabidela, bem como das sobremesas.

“Recebo, mais uma vez e com muito orgulho, na minha ‘casa’, três amigos e colegas de profissão que partilham a paixão pela nossa gastronomia e o respeito pelos produtos sazonais, que nos permitem desenvolver um trabalho que eleva a excelência e a diversidade do que de melhor se produz em Portugal. O Inverno em Portugal tem sabor e características muito especificas, em cada região, que vamos tentar reflectir neste menu.”, afirma Marlene Vieira. “É essencial trabalhar os produtos nas suas épocas, altura em que se encontram com qualidade e sabor máximos, tornando-se realmente diferenciador e mais sustentável”, reforça a chef.

Para elevar esta experiência gastronómica, a harmonização vínica do evento conta com referências de quatro parceiros nacionais: Real Companhia Velha, com o Espumante Real Companhia Velha bruto e o tinto Carvalhas Tinta Francisca 2017, da Kranemann Wine Estates, com os vinhos Quinta do Convento branco 2021 e Quinta do Convento branco 1999, da Quinta do Vallado, com o Quinta do Vallado Vinha da Coroa tinto, em Magnum, e da Quinta da Devesa com o vinho Quinta da Devesa Porto Branco +50 anos, resultando num menu memorável.

As reservas podem ser feitas através do websiteemail ou telefone, para o jantar que se inicia entre as 19:00 e as 20:30, e com um custo de 180€ por pessoa, incluindo harmonização vínica, a cargo da sommelier Gabriela Marques.

Sommelier Gabriela Marques, © Manuel Manso

Marlene Vieira irá prosseguir com o ciclo de jantares para as próximas estações, que promete novidades e convidados especiais.

A saber

Morada:

Av. Infante D. Henrique, Doca Jardim do Tabaco, Terminal de Cruzeiros de Lisboa, 1100-651 Lisboa

Reservas:

[email protected]

91 262 67 61

0
Would love your thoughts, please comment.x