Por a 5 Janeiro 2023

Composto por uma espécie de “conchas” deslizantes, o ANNA Stay permite que o hóspede se torne parte do ambiente envolvente. A distinção elogiou-lhe o design sustentável e a criação de um novo paradigma.

Projeto: Caspar Schols / Fotografias:  Jorrit ‘t Hoen e Tonu Tunnel

A versátil “cabana” de madeira assinada pelo designer holandês Caspar Schols, ganhou o prémio World Hotel Building of the Year 2022, no World Architecture Festival, que decorreu em Lisboa. O ANNA Stay foi distinguido pelo seu design sustentável e por permitir que os hóspedes se conectem consigo mesmos e com a Natureza. Com paredes e janelas que se movem, o ANNA Stay é uma solução modular que abre novos horizontes e um novo paradigma na hotelaria relacionada com o meio envolvente.

Composto por uma espécie de “conchas” deslizantes, o ANNA Stay permite que o hóspede se torne parte da Natureza. A cabana é composta por uma “concha” interior de vidro duplo e uma exterior de madeira. Ao ajustá-las, o espaço muda e adapta-se ao clima, ao humor e às ocasiões.

No inverno, a madeira mantém o calor dentro como um casaco de inverno grosso. Na primavera ou no outono, o vidro mantém a chuva do lado de fora e recebe o sol do lado de dentro para aquecer o espaço. Se ficar muito quente, os hóspedes podem deslizar e fechar a camada de madeira para manter mais fresco o interior ou abrir a camada de vidro para permitir a entrada de uma brisa fresca. Em todas as estações, viver e dormir sob o vidro, ou ao ar livre com camadas protetoras, está ao alcance de cada hóspede. 

Como qualquer organismo, o ANNA Stay responde ao ambiente e move-se ao ritmo da natureza, para permitir que o indivíduo faça parte dela, ao invés de ser apenas um espectador. Tudo isto prepara o cenário para ser possível experimentar a beleza de uma chuva forte a cair no telhado de vidro, para acordar entre os pássaros no início da manhã ou para ser hipnotizado pelo céu estrelado por cima da cama.

Num mundo cada vez mais volátil e digital, e certamente após dois exaustivos anos de pandemia, as pessoas anseiam por se conectar, seja com os outros, seja com a natureza ou com eles próprios. Por isso, uma estadia tão próxima da natureza, sem barreiras como paredes e telhados, é essencial em tempos como estes. E o ANNA Stay oferece o lugar para entrar em contato com a sua natureza interior e exterior.

Em termos construtivos, falta referir que o edifício é desenvolvido de forma modular, o que resulta num curto tempo de construção no local e numa mínima perturbação ecológica. Para garantir uma pegada de transporte reduzida, a “cabana” foi projetada de forma a permitir que 80% das suas peças exclusivas sejam produzidas localmente no futuro, através de um arquivo digital, em máquinas CNC e impressoras 3D (o material de montagem é impresso em plástico reciclado ) em qualquer lugar do mundo. Para além disso, foram utilizadas técnicas de extrusão de borracha e alumínio, o que resultou em 26 perfis de extrusão de design exclusivo que garantem que o ANNA desliza sempre perfeitamente e permaneça à prova de água e à prova de vento. 

0
Would love your thoughts, please comment.x