Por a 30 Novembro 2022

Com apenas 45 m2, o escritório Standard Studio transformou um conjunto de estábulos e armazéns num pequeno paraíso numa montanha ao norte de Ibiza. Um projeto que atesta que com pouco, muitas vezes se consegue fazer muito.

Projeto: Standard Studio e Ibiza Interiors / Área: 45 m2 / Fotografias: Youri Claessens

Numa montanha no norte de Ibiza, o que anteriormente era um conjunto de estábulos e armazéns foi transformado numa (pequena) residência contemporânea, com 45 metros quadrados.

Para manter o caráter do edifício original, foram utilizados materiais básicos e conservados elementos originais, como as vigas e os antigos muros de pedra, existentes na cozinha e no quarto de banho. Os arquitetos usaram apenas materiais tradicionais da ilha, como esquadrias de madeira, cimento e paredes de pedra revestidas a gesso branco.

Os autores do projeto recordam que o edifício estava abandonado há anos e por isso, muito deteriorado. Portanto, somente as paredes e partes da cobertura puderam ser conservadas. A eletricidade, a água e o sistema de esgotos não existiam e os arquitetos tiveram que agregar todas estas valências para que o espaço funcionasse como um lar contemporâneo. A água provém de um poço privado e existem painéis solares instalados para a água quente, calefação por solo radiante e eletricidade. A casa é portanto, completamente independente da operação da rede e auto sustentável.

Para o interior, os arquitetos utilizaram uma série de marcas e colaboradores com quem frequentemente trabalham na sua cidade de origem, Amsterdão. Desta forma, existem camas Coco-Mat feitas de materiais naturais e peças de arte da galeria de Vroom e Varossieau. Móveis, iluminação e tapetes são da Modern Vintage e a cozinha de aço com cobertura de mármore é da Eginstill.

O resultado é uma residência contemporânea onde o contraste representa um papel muito importante, velho e novo, elegante e rústico, luz e escuridão. Como uma incrível vista desde a montanha, uma plataforma de ioga por cima da casa e muitas árvores frutíferas e uma horta, a casa é verdadeiramente um pedaço de paraíso.

0
Would love your thoughts, please comment.x