Por a 9 Novembro 2022

Aqui há gato. E há mesmo. Em Taiwan, na China, o escritório AODADesign pensou uma casa para se viver com gatos. Se o design e a arquitetura são para todos, porque não também para os animais de estimação?

Projeto: AODADesign / Fotografias: Studio YHLAA

Quando se convive com cinco gatos, o espaço da casa e o seu desenho deve certamente levar em consideração as  suas necessidades de atividade. Este foi pelo menos o ponto de partida para os interiores que mostramos de seguida.

Mas como podemos incluir, num espaço de vida elegante e confortável para os humanos, as necessidades destes seres ágeis e curiosos? O AODADesign aprofundou a pesquisa sobre o tema e aprendeu sobre as escalas e os limites de um planeamento funcional, delineou a aparência da casa com traços simples e incorporou elementos com texturas naturais. A parte estética completou o espaço de convivência harmoniosa entre humanos e gatos.

Os gatos são o ponto focal na área pública da casa, onde existem grandes volumes de espaço em cada uma das duas paredes, que integram caminhos, plataformas de salto e zonas para arrumação. As portas de correr foram pensadas e são usadas para criar um jogo de ocultação, os painéis laterais de ambos os lados e a parede da televisão, criam naturalmente mais interação entre humanos e gatos.

O espaço é branco e contempla materiais granulados de madeira e uma tinta quase rochosa para destacar a profundidade da fachada. Elementos orientais são colocados no ambiente de forma simples. O vermelho divide os espaços públicos e privados para criar uma mudança de atmosfera, e é uma referência nostálgica do proprietário. A janela manchada na parede vermelha cria um ponto focal visual que transmite facilmente uma forte impressão oriental, e também permite que os gatos sejam facilmente vistos da cozinha enquanto brincam na sala.

No quarto principal, as paredes redundantes foram removidas e a escala do open space aumentou. Os tons de madeira e branco foram usados ​​ com tons de favo de mel para facilmente transformar a paisagem urbana em arte viva no quarto.

0
Would love your thoughts, please comment.x