Por a 15 Novembro 2022

Um orçamento apertado e um edifício pouco interessante. Quem olha para a casa de hoje, não adivinha o que era ontem. Nesta remodelação, o coletivo VATRAA mostra-nos como o ato de abraçar constrangimentos nos pode conduzir a soluções criativas.  

Projeto: VATRAA / Área: 80m2 / Ano: 2021 / Fotografias: Jim Stephenson / via archdaily

Ver oportunidades nas dificuldades é uma qualidade do coletivo VATRAA. Neste projeto de remodelação no Reino Unido, restrições de orçamento e um edifício pouco atraente, foram o ponto de partida e os grandes catalisadores de soluções práticas e criativas.

O projeto transformou uma casa que pertencia à autarquia local, com 80 m2, numa residência com um caráter distinto e que conta hoje a sua história, através do espaço, da luz e dos materiais. 

A sustentabilidade e a  redução de custos vieram de mãos dadas. Reduzir o desperdício e minimizar os custos exigia uma abordagem semelhante à de um cirurgião. Era necessário primeiro investigar a estrutura existente, para depois remover apenas as peças desnecessárias, mantendo no mínimo quaisquer novas adições. Como resultado, o design foi reduzido ao essencial.

As vigas estruturais originais ficaram expostas para ressuscitar o espírito da antiga casa, trazendo autenticidade e tempo ao projeto. Ao abrir o saguão de entrada para o telhado inclinado, um volume alto ocupa o núcleo da casa, fazendo com que um espaço apertado pareça grandioso e convidativo.

Para destacar as qualidades de espaço, luz e texturas, o espectro de acabamentos é limitado a apenas três materiais complementares. As vigas do teto pintadas de branco e o pavimento de carvalho são unidos por um acabamento em gesso que reage à presença da luz natural. O móvel em carvalho maciço completa a composição através de texturas quentes e detalhes trabalhados.

Respeitando a aparência do espólio do concelho, a casa é humilde por fora, deixando a surpresa para o interior. A sustentabilidade não veio com medidas artificiais, mas com soluções práticas que deram uma nova vida a um prédio desconsiderado. O resultado demonstra que, se plenamente abraçados, os constrangimentos e especificidades do projeto podem conduzir a soluções surpreendentes, alicerçadas no contexto real em que se atua.

0
Would love your thoughts, please comment.x