Por a 21 Dezembro 2021

Localizada em Gloucestershire, a casa representa uma extensão contemporânea de uma casa rural dos Séc. XVIII e acolhe não só uma habitação, como um repositório de arte.

Arquitetura: Alison Brooks Architects / Fotografia: Paul Riddle /segundo a memória descritiva, via archdaily

O prémio RIBA House of the Year 2021, que destaca a melhor casa projetada por arquitetos no Reino Unido, foi entregue à “House on the Hill”, desenhada pelo gabinete Alison Brooks Architects.

Localizada em Gloucestershire, a casa, para além da remodelação, compreende uma extensão contemporânea numa habitação do Séc. XVIII, que acolhe não só habitação, como também um repositório de arte.

Segundo a descrição do projeto, o mesmo cria uma experiência espacial rica, na medida em que estabelece uma forte ligação com a paisagem, sendo uma “combinação de arquitetura, paisagem, habitação e arte”, destaca o júri.

A casa, recebeu uma extensão de dois andares, onde estão as zonas residenciais, que está parcialmente embutida numa encosta. Esta adição foi revestida a fibrocimento escuto, para, explicam os arquitetos, “fazer ressoar os tons da floresta vizinha”.

No piso térreo foi criada uma nova ala onde se encontram a cozinha, a sala de estar e uma zona de refeições. As três abrem-se para terraços exteriores.

Uma escada, que funciona também como galeria, conduz ao primeiro andar onde se encontram dois quartos, um escritório e um terraço. Ao longo da casa, uma série de nichos criam o cenário para receber a coleção de arte do proprietário.

De destacar também que o projeto reduziu o consumo de energia com a implementação de bombas de calor de solo e de ar, assim como, de painéis solares e um amplo telhado verde que fica sobre a nova ala.

0
Would love your thoughts, please comment.x