Por a 1 Novembro 2022

Inspirado nas casas de Santorini, este micro apartamento de 27 m2 é uma ode às texturas naturais. Na decoração a opção foi a utilização de pouco mobiliário e a criação de estruturas abertas em betão branco.

Projeto:  Bric Arquitetura / Fotografias: André Nazareth

A proprietária deste micro apartamento de apenas 27m2, é uma mulher solteira e sem filhos, na casa dos 40 anos, que trabalha com arte. Os arquitetos Mariana Teixeira e Pedro Pantoja, do escritório Bric Arquitetura foram os autores do projeto de remodelação total, que teve as casas gregas de Santorini como fonte de inspiração.

A primeira coisa que a dupla de arquitetura fez, foi demolir a parede que dividia a sala do quarto para transformar o apartamento num estúdio. A remodelação integrou os espaços de forma a aumentar a sensação de amplitude, mantendo contudo a privacidade em algumas áreas e a separação de tarefas.

Parte do piso original em tacos foi reaproveitado como revestimento da bancada (com quase 6 metros de extensão) que atravessa o espaço, conferindo mais identidade ao projeto, para além da função de apoio.

“Como havia uma limitação de orçamento, poupámos ao máximo na marcenaria e apostámos em estruturas de betão branco, amplas e abertas, para criar espaços de arrumação que podem, inclusive, ser fechados posteriormente”, explica Pedro.

“A cozinha foi desenhada para manter a funcionalidade e para permitir uma circulação ampla e livre, mesmo sendo um espaço pequeno”, acrescenta.

No que se refere à decoração, a opção foi a colocação de pouco mobiliário, dando sempre privilégio aos materiais e texturas naturais da madeira, betão, pedra, linho e outras fibras, para aumentar a sensação de bem-estar.

“Apostámos em cores e texturas extraídos da própria natureza, usando madeira pontualmente para aquecer o espaço”, explica Mariana. “A combinação do betão com o linho, por exemplo, traz sensações muito agradáveis”, sublinha.

Mariana Teixeira e Pedro Pantoja, autores do projeto de arquitetura e design de interiores.

De forma a conseguir uma unidade visual em todo o apartamento, pavimento, paredes e mobiliário de alvenaria foram pintados na cor branca e apresentam texturas conforme a necessidade de uso – algumas superfícies são porosas e antiderrapantes, enquanto outras são mais lisas e homogéneas para facilitar a limpeza.

0
Would love your thoughts, please comment.x