Por a 13 Maio 2022

Projeto: EB Arquitetos / Área: 46 m2 / Ano: 2021 / Fotografias: Joana França / descrição enviada pelos autores do projeto, via archdaily

Recorrendo a um orçamento reduzido e muita imaginação, um apartamento compacto e escuro foi transformado num iluminado espaço de habitação com uma linha simples e orgânica.

Esta é a história de um projeto de remodelação simples e compacto, que transformou um apartamento segmentado, escuro e com pouca qualidade espacial, numa casa com uma linha simples recorrendo a um orçamento reduzido.

Os autores do projeto contam que foram retiradas as paredes divisórias da cozinha e da área de serviço, assim como da estreita sala e do primeiro quarto, que acabou por ser eliminado. A nova cozinha foi completamente integrada à sala de estar e à sala de jantar, permitindo que todos esses espaços pudessem ser iluminados e ventilados nos dois extremos. Agora a luz entra de forma abundante.

O pilar central ficou exposto em betão aparente. Piso vinílico foi aplicado em todas as divisões do apartamento o que trouxe unidade e amplitude. A cozinha tem uma única bancada que se estende ao longo de paredes periféricas revestidas em tijolo bruto, abrigando todos os equipamentos necessários.

O mesmo tijolo reveste parte da laje do teto da cozinha e da viga superior, de onde  pendem cabos de aço que sustentas uma mesa metálica suspensa.

As curvas da mesa repetem-se na curva da parede de tijolos do extremo da cozinha e também no detalhe do nicho de iluminação localizado no grande painel luminoso da única parede branca da sala. Foi mantida, embora remodelada e modernizada  a casa-de-banho antiga.

0
Would love your thoughts, please comment.x