Por a 30 Novembro 2022

A remodelação deste apartamento de 30 m2 tinha como principal objetivo a criação de um espaço funcional com um ambiente industrial. Nos pedidos constava ainda uma cama suspensa e um sofá-cama para hóspedes. Descubra as soluções.

Projeto: Cristina Meschi / Fotografias: Michele Morosi

Localizado em Milão, Itália, este pequeno apartamento de 30 m2 foi alvo de um projeto de reabilitação e remodelação, com o objetivo de se tornar numa casa funcional para um homem solteiro. Entre os pedidos feitos pelo cliente estavam ainda a existência de armários fechados para guardar roupa e objetos diversos, e um sofá-cama para hóspedes. A decoração deveria seguir um estilo industrial.

Em termos de disposição espacial, a sala de entrada, com superfície igual a metade da sala principal, foi utilizada como cozinha/sala de jantar.


No quarto maior encontra-se uma zona de estar (com sofá-cama) e um bloco de serviço composto por ante-sala/roupeiro/zona de lavandaria dominada por uma mezzanine com uma parte aberta que acolhe a zona de dormir e uma parte fechada para arrumos.

Para criar continuidade e ampliar o espaço, foram tidos em atenção aspetos como: o design e os materiais utilizados nos móveis por medida da cozinha e quarto de banho; o pavimento em resina que continua na parede do volume do espaço de banho; e a porta de correr espelhada que esconde a pequena zona de lavandaria.

O mezanino, concebido num vazio entre o volume de serviço e o volume de móveis, é destacado e aquecido pelo uso da madeira na forma de painéis OSB. A escada de acesso ao mezanino pode ser movimentada ao longo de todo o armário.

A casa de banho é toda revestida a mosaico e iluminada com luz natural. As linhas quadradas do mosaico e das louças sanitárias são suavizadas pelos elementos decorativos circulares.

0
Would love your thoughts, please comment.x