Por a 8 Novembro 2022

Reunimos 5 salas de estar onde predominam as cores neutras e os materiais naturais. Uma forma de prolongar e ampliar a luz natural, em dias mais cinzentos e mais curtos.

A caminho do inverno e com os dias mais curtos e escuros, decorar as zonas sociais de uma casa com cores claras e neutras, pode ser uma forma de prolongar ao máximo a sensação de luz natural tão crucial para o bem-estar. Se a isso adicionar-mos materiais naturais – como a madeira, a lã e o linho -, e texturas aconchegantes, estão reunidas as condições para momentos confortáveis e calorosos.

Para que se possa inspirar nesta ideia, reunimos um conjunto de imagens de projetos já publicados onde os neutros e os naturais imperam nas salas de estar.

Essência mediterrânea num apartamento em Madrid

No coração de Madrid, a dupla por detrás do escritório BAO Proyetos assina este projeto de reabilitação e design de interiores, que tem na procura da luz natural um dos grandes objetivos.

Um universo de calma

Inspirada no estilo de vida da ilha de Creta, o projeto do escritório Block722 mistura o minimalismo orgânico com influências da arquitetura japonesa. O resultado é uma casa que se dilui na paisagem e que nos transporta para um universo de calma.

Conforto visual

Com uma estrutura originalmente minimalista, para os donos deste apartamento faltava que o mesmo tivesse algum conforto visual. Escolheram a madeira para dar notas mais quentes aos ambientes e uma paleta de cores neutra com rasgos terrosos. O projeto é assinado pelo escritório Farah + Arquitetura e Interiores.

Penthouse em Barcelona

Segundo os autores deste projeto – O Atelier Dupont – o grande objetivo foi o de enaltecer a atmosfera catalã e mediterrâne,a harmonizada com numa certa modernidade acolhedora. Uma paleta de cores suaves e delicadas foi escolhida para dar volume aos espaços de pé-direito bastante baixo. As nuances sutis entre as cores das paredes e dos tetos são reforçadas pela luz que entra pelas janelas de sacada.

Materiais naturais e locais

O coletivo Sena Architects completou a reabilitação de uma casa no centro de Olhão, Algarve. Trata-se de um projeto intensamente focado no uso de materiais naturais, locais, trabalhados por artesãos locais mas com design contemporâneo.

0
Would love your thoughts, please comment.x