Por a 4 Agosto 2022

Inspirada no estilo de vida da ilha de Creta, o mais recente projeto do escritório Block722 mistura o minimalismo orgânico com influências da arquitetura japonesa. Uma casa que se dilui na paisagem e que nos transporta para um universo de calma.

Projeto: Block722 / Fotografias: Ana Santl

A paisagem verde e selvagem de Creta, na Grécia, e a riqueza e herança do artesanato tradicional definem este novo projeto residencial da autoria do escritório Block722. Localizado no sopé norte da montanha Thrypti, no lado leste da ilha, o projeto foi uma encomenda de um cliente privado. 

Equilibrar as necessidades do cliente com o cenário natural que combina vistas de montanhas, planícies e o Mar Mediterrâneo foi fundamental na solução. A arquitetura foi impulsionada pelo desejo de criar uma casa moderna, discreta e respeitosa com a sua envolvente. 


Um caminho que desce uma ladeira leva os visitantes à entrada da residência. O tamanho da casa é habilmente dividido em volumes menores, que são interligados por vias de circulação e espaços intermédios – uns interiores e outros ao ar livre. A casa principal é dividida em dois edifícios baixos ligados por uma área semi fechada com um espelho de água. 

O projeto mistura materiais naturais que são frequentemente usados ​​no vernáculo local, como a madeira e a pedra. Ao mesmo tempo, a atmosfera é distintamente contemporânea, misturando a sensibilidade escandinava inerente do Block722 e o minimalismo orgânico com influências da arquitetura japonesa. Este aceno para o Japão, desdobra-se na simplicidade refrescante do design de linhas limpas e quase austeras que equilibram a natureza natural e tátil dos materiais, e na abordagem geral rica em artesanato.


A poderosa luz solar grega ajuda a definir formas e superfícies, brincando com os materiais e as suas texturas, enquanto os arquitetos desenham a sensação e o ritmo do contexto para interiores e exteriores. A jornada da luz e os hábitos dos clientes ao longo do dia conduziram ao arranjo espacial no interior, cuidadosamente planeado para apoiar a funcionalidade e enquadrar as vistas, através de narrativas espaciais que misturam dentro e fora, o natural e o feito pelo homem. O design procura melhorar a vida lenta, inspirando-se no estilo de vida da ilha.

O Block722 colaborou com artesãos locais durante toda a construção, aplicando habilidades de fabricação especializadas numa grande variedade de elementos da casa – desde detalhes arquitectónicos a peças de mobiliário, a maioria dos quais feitos por medida e criados especificamente para este projeto, usando mármore, madeira, pedra e terrazzo. As cores neutras e terrosas dominam e a qualidade sobrepõe-se à quantidade.

A arte também foi importante na composição geral e o projeto contempla uma impressionante escultura do artista grego Pantelis Chandris. A peça de arte especialmente encomendada, fica na sala de estar e foi desenvolvida em paralelo com o projeto arquitetónico.




0
Would love your thoughts, please comment.x