Por a 19 Julho 2022

Uma casa de férias, integrada numa falésia com vista para o Mar Egeu. Uma casa idílica à beira do Mediterrâneo, que nos inspira a abrandar e a aproveitar cada minuto deste verão.

Projeto: Kapsimalis Architects / Fotografias: Giorgos Sfakianakis

Com vista para o Mar Egeu e a paisagem vulcânica, a casa está localizada no ponto mais alto da ilha de Santorini, na encosta da montanha “Profeta Ilias”.

Composta por uma sala de estar, uma sala de jantar, uma cozinha, um quarto principal e dois quartos de banho voltados para a vista, a casa toma uma forma alongada e retangular, como que aninhada na encosta, e o material de escavação que resultou do período de construção, foi usado para moldar a fachada principal e a paisagem envolvente.

Assim sendo, a casa está integrada na falésia, como que fazendo parte dela e deixando a menor marca possível. Foi aliás objetivo do projeto fundir o espaço interior e exterior. Neste contexto, há a salientar a longa porta de correr de vidro, com 10 metros de comprimento, que ao abrir liga a zona interior ao pátio e à piscina.

Duas paredes principais independentes destacam as duas entradas da casa através de duas escadas laterais. Dentro da residência, seções feitas de tijolo, madeira e vidro separam as diferentes divisões. Clarabóias na cobertura permitem a entrada de luz natural no espaço. Materiais naturais como carvalho, madeira de nogueira e mármores criam calor, enquanto alguns apontamentos coloridos conferem alegria ao ambiente.

A pedra e o betão definem a forma exterior da casa, e plantas selvagens do Mediterrâneo, algumas delas em vasos cilíndricos feitos de aço preto, pontuam a envolvente.

0
Would love your thoughts, please comment.x