Por a 27 Setembro 2022

O estúdio de arquitetura local OAM assina a remodelação deste apartamento inserido num edifício histórico, que pese embora o mau estado de conservação, encantou de imediato os seus proprietários.

Projeto: OAM Oficina d’Arquitectura a Mallorca / Fotografias: D.R

Tetos altos, mosaicos hidráulicos, sancas de gesso, vigas de madeira antigas e grandes vãos. Estes foram alguns dos elementos originais, preservados neste projeto de remodelação, da autoria do coletivo OAM Oficina d’Arquitectura a Mallorca.

O  imóvel centenário localizado no centro histórico de Maiorca, estava desabitado e em bastante mau estado. Contudo, o caráter e o charme que emanava, deixava adivinhar um potencial enorme.

O projeto foi um “exercício de subtração de elementos que se acumularam ao longo do tempo e não agregaram valor. E, consequentemente, de destacar os elementos originais”, contam os arquitetos.

No projeto, optaram por manter, por exemplo, a antiga marcenaria exterior com molduras elegantes, bem como as grandes portas e caixilhos interiores. Os mosaicos hidráulicos, diferentes em cada divisão, foram um dos elementos mais importantes a serem preservados.

Manteve-se também a distribuição inicial das paredes divisórias interiores, que geraram peças de dimensões retangulares semelhantes, proporcionando grande flexibilidade na utilização dos diferentes espaços. Isso possibilitou, por exemplo, que uma antiga sala de estar se tornasse o quarto principal, dando-lhe mais privacidade em relação aos quartos das crianças. 

A antiga cozinha, localizada numa extensão na zona traseira do apartamento, foi convertida num agradável espaço ao ar livre aberto, contíguo ao quarto principal. Neste terraço, foi criada uma abertura maior para o pátio interior, levando-lhe assim bastante luz natural.

No layout original havia um grande espaço que infelizmente foi totalmente desperdiçado e que ficava no centro do apartamento. Esse espaço acabou por acolher, no projeto de remodelação, uma nova cozinha, com uma grande ilha, que se tornou um espaço central e muito funcional a partir do qual se acede às diferentes divisões .
Um pequeno espaço de banho existente debaixo de uma escada foi aproveitado e transformado em armário de cozinha.

0
Would love your thoughts, please comment.x