Por a 27 Setembro 2022

Longe vão os tempos em que o azul era para os meninos e o rosa para as meninas. Ainda assim, a partilha de um quarto por dois irmãos, pode não ser um tema fácil quando se trata de decorá-los. Se está nesta situação, aponte as ideias que se seguem.

Projeto: Pílula Arquitetura / Fotografias: Luiza Schreier

Tati Arjona e Felipe Venâncio tinham a primeira filha a caminho quando contrataram o gabinete Pílula Arquitetura para, depois de já terem remodelado o apartamento onde viviam, criar o espaço que iria acolher a bebé Alice. O casal queria uma decoração atemporal, que fosse transversal em idades e que, já a pensar no futuro, o quarto pudesse ser partilhado.

Aposte nos nudes

A cor branco foi a predominante – das paredes aos móveis -, tornando-se a base ideal para receber detalhes em madeira. Os dois, foram ainda combinados na cómoda e no roupeiro – duas peças desenhadas por medida para este projeto em particular.

A juntar-se a estes dois tons, um terceiro – o verde – que foi usado numa das paredes e dá um toque de cor ao ambiente. Os restantes elementos decorativos, como quadros e pequenos bastidores bordados na parede, vão introduzindo outras cores no espaço, ainda que em doses moderadas e em tons de uma forma geral, igualmente pastel. Sublinhamos ainda o tema destes elementos, que conseguem levar um pouco da natureza para o interior.

Defina pequenos espaços

Dentro do mesmo quarto é importante existir áreas diferenciadas que apelam a momentos e atividades diferentes. Neste exemplo, que tem 15m2, o ambiente foi dividido em 5 áreas: vestir (guarda-roupa), higiene (cómoda e trocador), dormir (berço evolutivo), amamentação (poltrona) e o banco corrido ao longo da janela, com gavetões para guardar os brinquedos, que convida os familiares a sentarem.

Design seguro

Porque com as crianças a segurança nunca é demais. Destacamos neste projeto o design da cómoda, com uma volumetria ondulada e sem esquinas, para evitar acidentes. E ainda o tampo em pedra de mármore que facilita a limpeza.

3 objetos para recriar este espaço

Tapete La Redoute
0
Would love your thoughts, please comment.x