Por a 5 Agosto 2022

A particularidade desta casa é a sua localização na parte frontal do terreno, o que assegura ventilação e iluminação desde a rua e do interior do quarteirão. A remodelação respeita as características das típicas ‘casas chouriço’ de Buenos Aires.

Arquitetos: Juan Manuel Galleano, Junta Arquitectas ; Área: 87m² ; Ano: 2018 ; Fotografias: Fernando Schapochnik

O projeto deste apartamento, localizado na cidade de Buenos Aires, Argentina, na fronteira dos bairros Coghlan e Saavedra, uma área de baixa densidade a quatro quarteirões do Parque Saavedra, trata da intervenção de uma casa de tipologia típica de Buenos Aires herdada das “casas chorizo” do início do século XX, onde são organizadas diferentes unidades habitacionais no mesmo lote.

A particularidade desta casa é a sua localização na parte frontal do terreno, o que permite ventilação e iluminação desde a rua e do interior do quarteirão.

A casa existente apresentava uma sucessão de instalações estanques: hall de entrada, sala de jantar, quarto, cozinha e casa-de-banho em torno de um pátio. O projeto envolve, como tal, envolve a criação de um novo programa e novas funcionalidades, incluindo a ampliação no terraço do primeiro andar.

A estrutura original de paredes autoportantes e divisórias é substituída por um sistema independente de pilares e vigas de betão armado, organizando o acesso, sala de jantar, cozinha e serviços em estreita relação com o pátio. A nova configuração espacial aberta e flexível desmaterializa o limite interior-exterior, expressando a plasticidade e textura do material.

A expansão e crescimento do primeiro andar é sustentado pelas paredes divisórias existentes e pela parede entre unidades funcionais, abrindo-se para a melhor orientação. O programa inclui um quarto voltado para a rua, um escritório aberto com possibilidade de se tornar um segundo quarto, WC e terraço. A escada, respeitando a posição original, articula os dois níveis.

O crescimento materializa-se com a mesma lógica estrutural. A laje superior é composta por vigas invertidas que permitem a incorporação de uma cobertura verde funcionando como isolante térmico e retenção de águas pluviais. Esse espaço também inclui um novo jardim com vistas para o bairro de casas baixas.

0
Would love your thoughts, please comment.x