Por a 10 Agosto 2022

O projeto hoteleiro localizado em Albufeira é o primeiro projeto de hotelaria na Europa da AB Concept – o estúdio de design fundado em Hong Kong em 1999 pelo arquiteto Terence Ngan e pelo designer de interiores Ed Ng.

Fotografias: Brandon Barre

Localizado nas margens ensolaradas do Algarve, mais precisamente em Albufeira, o hotel de 134 quartos e 83 residências traz pela primeira vez a energia distinta da W Hotels a Portugal e é também o primeiro projeto completo de hotel e residências do estúdio AB Concept na Europa.

O novo W Algarve representa uma nova geração de hotéis do portefólio W, concebidos e desenhados para serem totalmente integrados na vida local e não apenas um destino de luxo. A unidade hoteleira é um marco na costa portuguesa, contribuindo para o desenvolvimento da zona e pretende marcar uma mudança, uma vez que permanece aberto durante todo o ano.

As fascinantes “cavernas” de Benagil inspiraram o design fluido dos espaços interiores do hotel, enquanto a paleta de cores de azuis, águas-marinhas e turquesa acenam para o céu azul e o Oceano Atlântico. Dos tecidos às texturas, cada detalhe do hotel é intencional. Os visitantes descobrirão arte com curadoria especializada e iluminação espetacular, todas contando a história das tradições e heranças locais – da cerâmica, ao mosaico passando pelo crochet.

Ao chegar ao hotel, os hóspedes deparam-se com uma porta de entrada inspirada num antigo conto do folclore local, com uma parede fluida e curva adornada com espelhos infinitos e pratos de cerâmica artesanal portuguesa – feitos pela Vista Alegre – em verdes e azuis etéreos dispostos de forma abstrata, criando uma sensação subaquática mística.

Já no W Lounge, uma hipnotizante instalação que remete para uma onda feita de painéis de vidro, inspirando-se em joias mouriscas e bolhas oceânicas, chama a atenção. Como um lado do W Lounge se abre para o terraço, o espaço é inundado de luz natural e brilhante, criando uma sensação de interior e exterior. O bar glamouroso, decorado com azulejos de inspiração mourisca feitos sob medida, apresenta candeeiros pendentes em vidro soprado à mão e um balcão de 20 metros de comprimento que se estende do bar ao terraço exterior.

Nos 134 quartos impera o estilo “maximalismo limpo”. Móveis feitos por medida e intrincados toques locais dialogam por todo o lado. Há lanternas de cabeceira em filigrana, cabeceiras dramáticas com luz de fundo projetadas em homenagem às igrejas próximas, mosaicos feitos de autênticos azulejos de cerâmica algarvia e um padrão de crochê no painel de vidro que separa o espaço de banho do quarto. Todos os quartos oferecem varandas com vistas deslumbrantes sobre os jardins e a costa atlântica.

As dez suítes WOW contempla terraços na cobertura com vistas infinitas da costa. Já a suite Extreme WOW, inspira-se nas Moura Encantadas, os seres sobrenaturais do folclore português e galego.

0
Would love your thoughts, please comment.x