Por a 13 Julho 2022

Viajamos até à mágica Tulum para conhecer mais uma casa incrível. Inserida no meio da vegetação, a residência foi pensada para se integrar de forma harmoniosa na paisagem, deixando fluir interior e exterior, mas sem comprometer os níveis de conforto.

Projeto: NOIZ architekti / Área: 216 m2 / Ano: 2022 / Fotografias: Pol Rodriguez / descrição enviada pelos autores do projeto, via archdaily

Inserida no meio de uma densa floresta perto da cidade de Tulum, na mexicana Península de Yucatán, a casa divide o terreno que a acolhe em duas partes: a da frente onde há uma zona florestal e a de trás que contempla uma vegetação rasteira, mas também natural da região – o jardim caribenho. A vegetação do terreno é, portanto, característica do local e a arquitetura da casa foi pensada para respeitar as condições locais e o clima, tanto quanto possível.

Com esse propósito, a construção é elevada acima do nível do terreno através de paredes autoportantes, de modo a permitir a ventilação natural. O mesmo princípio é usado na construção do telhado, que é sustentado por cinco vigas maciças de betão. O espaço entre as vigas permite a ventilação controlada pelos ventos predominantes do mar próximo.

De salientar que uma humidade elevada e muito sol são características locais, logo, para além da ventilação, foi necessário garantir sombra suficiente para que a casa não aqueça em demasia e ofereça espaços confortáveis ao ar livre.

Do lado do jardim caribenho, há um grande terraço coberto – a “sala ao ar livre” -, que constitui cerca de um terço da casa. O terraço pode ser fechado com paredes deslizantes e telas para proteger os habitantes dos insetos. As paredes de vidro revestem o interior nos dois lados principais – elas substituíram a fachada frontal e posterior. Graças a esta solução, todo o espaço é variável e perdem-se os limites entre o interior e o exterior.

A casa foi pensada com o máximo respeito pela envolvente e claro, atenta a proporcionar o máximo conforto ao seu proprietário. Há uma piscina no meio do jardim caribenho e uma torre, que é parte importante da própria arquitetura. As escadas da torre levam até ao telhado onde é criada uma plataforma para a prática de yoga e um miradouro com vista para as infinitas florestas mexicanas.

0
Would love your thoughts, please comment.x