Por a 23 Junho 2020

O projeto da casa, distribuída em três níveis, exibe além da escada de betão, peça escultural, um sistema de proteção contra furacões. Os terraços foram equipados com um mecanismo dobrável que, dependendo da sua posição, deixam a residência aberta e transparente ou fechada, como uma caixa robusta.

Fotografia: Onnis Luque / segundo a memória descritiva dos arquitetos

O projeto desenvolve-se num lote estreito à beira-mar na Riviera Maya, perto de Tulum, Quintana Roo, e é integralmente fornecido por energia solar e eólica. Todo o projeto foi fundido em betão com uma cor azul orgânica, que reage de acordo com a sua exposição ao sol e a sua posição na casa, gerando uma gama variável de tons que vão do azul do mar ao rosa do pôr do sol.

Ao elevar a casa sobre algumas colunas em forma de cruz, os arquitetos do coletivo mexicano Productora reduziram ao mínimo possível o impacto sobre a envolvente e geraram, assim, vistas sobre a duna que separa a terra do mar.

A casa está organizada em três níveis, ligados entre si através de uma peça notável em betão, a escada em espiral:
O piso térreo auxiliar, o nível intermédio onde se alojam todos os espaços internos e um grande terraço com piscina e uma sala de jantar ao ar livre com vistas do mar das Caraíbas, da floresta e da lagoa. Perto da sala principal, há uma torre singular: um elemento formal que ancora o cenário e serve como um espaço flexível para trabalho ou meditação.

O piso intermédio, em forma de L, estende-se além da sua altura através de grandes terraços e pérgolas de madeira de origem local. Desta forma, os espaços interiores são ampliados, estão protegidos do sol e usufruem de uma boa ventilação cruzada (apenas os quartos receberam um sistema de ar condicionado).

Os terraços possuem um mecanismo dobrável que protege a casa em caso de furacões: ao erguer e baixar esses elementos pesados ​​contra a fachada, a residência aberta e transparente é transformada numa caixa fechada robusta.

FICHA TÉCNICA

Projeto: PRODUCTORA (Carlos Bedoya, Victor Jaime, Wonne Ickx, Abel Perles)
Colaboradores: Alejandro Ordoñez, Josue Palma, Daniela Dusa, Antonio Espinoza, Gerardo Aguilar
Estrutura: Kaltia
Engenharia e Sustentabilidade: EOS
Paisagismo: Planta
Tipo: Residencial
Localização: Quintana Roo, México
Superficie: 300 m²
Cliente: Ezequiel Ayarza
Data: 2019
Fotografia: Onnis Luque

Prémio Wallpaper 2020: Best Retreat
Prémio Península III (2020): Categoria Arquitectura Residencial – Primeir0 Lugar

0
Would love your thoughts, please comment.x