Por a 28 Julho 2022

Datada de 1675, esta casa localizada num canal de Amstelveld, em Amesterdão, foi votada ao abandono. Anos mais tarde, uma remodelação assinada pelo Studio i29 devolveu-lhe a vida e a dignidade, usando a cor para criar diferentes experiências espaciais.

Projeto: i29 / Localização: Amesterdão / Área: 115m2 / Conclusão: 2021 / Fotografias: Ewout Huibers

O estúdio i29, com sede em Amesterdão, converteu uma casa de canal negligenciada do século XVII, numa residência iluminada com vistas inesperadas e espaço para descobertas. A casa, localizada ao longo dos canais perto de Amstelveld, foi originalmente construída em 1675 mas acabou abandonada e caiu num estado de ruína quase total. O projeto de remodelação levou mais de 2 anos para ser executado.

O novo interior destaca diferentes áreas em cores, o que proporciona uma nova perspetiva. Detalhes originais são expostos ou escondidos de várias maneiras em quartos coloridos. Para criar linhas de visão inesperadas e uma experiência espacial diferente, os espaços são conectados permitindo que a cor ou o acabamento se misturem perfeitamente de um espaço para outro. Em contraste com a estrutura existente, as novas intervenções e acabamentos são claramente reconhecíveis.

O espaço da cozinha no piso térreo é acabado em betão branco e apresenta paredes claras, que acolhem mobiliário e uma mesa de jantar em madeira de carvalho, ambos desenhados por medida. Passando a cozinha, um volume de vidro verde marca um quarto escondido e totalmente equipado com casa de banho privativa e acesso ao jardim. 

A cozinha está visualmente ligada à sala de estudo, que fica por cima, através de uma parede de carvalho tingida de cinzento, que também forma uma bela entrada para os quartos em cima. Esse mesmo cinza continua na sala, mas toma a forma de um revestimento de parede de tecido para acústica. Atrás da parede giratória de livros na sala de estar, outra área escondida revela um espaço de leitura ou de descanso, envolto num acabamento azul calmante.

O design dos quartos de dormir no andar de cima irradia conforto e luxo como uma verdadeira experiência de hotel. O quarto principal é separado do quarto de banho por um volume espelhado que envolve tanto as escada como a zona de duche. As paredes desta zona foram construídas com espelhos bidirecionais, aumentando assim as vistas diretas dos canais. A casa de banho adjacente, apresenta uma banheira tradicional japonesa e um lavatório independente, ambos em madeira. 

De salientar que, todas as intervenções novas e claramente projetadas foram feitas por medida, para que esta casa do século XVII fosse elevada e estivesse preparada para a próxima geração.

0
Would love your thoughts, please comment.x