Por a 5 Abril 2022

O mais recente projeto de interiores do estúdio Vives St-Laurent, é a remodelação de um apartamento de estilo vitoriano, com paredes curvas e tetos altos. A valorização dos elementos originais e a introdução de novos materiais criou um ambiente leve e acolhedor.

Projeto: Vives St-Laurent / Fotografias: Alex Lesage

O mais recente projeto de interiores do estúdio Vives St-Laurent, é a remodelação de um apartamento localizado na rua Saint-Hubert, em Montreal. O apartamento, está inserido num bairro de casas de estilo vitoriano construídas no final do século XIX, que se caraterizam por paredes curvas, molduras e tetos altos, bem como, na forma como os quartos se alinham. Um layout que acabou por ditar a orientação do projeto.

A ideia inicial era a remodelação da cozinha e da casa-de-banho social. Mas o projeto acabou por exigir também uma reorganização do espaço por detrás da cozinha, de forma a poder acolher uma área funcional e acabando também por servir como espaço de apoio ao terraço. Por fim, uma mesa de madeira feita por medida, propícia para dias de teletrabalho, foi projetada para combinar com as várias peças de mobiliário moderno de meados do século selecionadas pelos clientes.

Segundo a descrição do projeto, a mesa de jantar existente orientou um conceito simples para a cozinha, que segue a forma retangular da sala. A criação de uma abertura em arco entre a sala de estar e a cozinha, acentua as vistas entre as áreas de estar, além de melhorar o fluxo entre os espaços.

A torneira de parede e o revestimento de mármore na zona do lava-loiças, tornam-se os elementos principais da cozinha e conferem personalidade ao espaço. A pedra natural é usada para criar uma ilha de estilo monolítico, enquanto a cor neutra dos armários da cozinha permitem que a materialidade da pedra seja o centro das atenções. Armários altos escondem a despensa e o frigorífico, enquanto a parte inferior dos mesmos serve para arrumação.

O desenho da casa-de-banho ficou alinhado com a materialidade geral do projeto. Neste caso, foi escolhido um revestimento em mosaico cerâmico na cor creme para as paredes, e para o pavimento da zona de duche, para conferir leveza ao espaço.

O escritório, adjacente ao quarto principal, é separado por portas francesas, permitindo a entrada de luz.

Em suma, foi criado um ambiente leve e acolhedor, valorizando os elementos originais e misturando-os com novos materiais.

0
Would love your thoughts, please comment.x