Por a 9 Fevereiro 2021

A extensão nas traseiras e a remodelação de uma casa vitoriana com terraço no sul de Londres, segue uma abordagem que questiona o convencional através da organização invulgar de volumes de vidro geométricos, interligados, que revelam a sequência dos espaços interiores.

Projeto: Bureau de Change / Fotografia: Gilbert McCarragher / segundo a memória descritiva

Os arquitetos desafiaram as soluções padrão previstas nas regras de planeamento que determinam um ângulo de 45 graus entre as propriedades vizinhas, em vez de atingir o envelope máximo possível com formas puramente retilíneas que são escalonadas e escalonadas nos limites.

O projeto, complexo, de formas interconectadas, é desenhado a partir da geometria do local e das suas adjacências – com volumes extrudados em diferentes direções, alguns situados sob a casa original e outros expandindo para fora.

O detalhe desta estrutura apresenta uma construção de estrutura de aço tecnicamente complexa que lembra a vitrina de museu, combinando fragilidade com solidez de uma forma que representa um antídoto para as extensões de vidro sem moldura da década passada.

O ritmo e a lógica da compensação retilínea ecoam em todo o resto da planta do piso térreo, com níveis ondulantes projetados para selecionar vistas e delinear espaços.

Percorrendo o espaço desde a cozinha, na parte da frente, as vistas da extensão revelam-se numa viagem de descoberta – o espaço não está à vista. Esta desaceleração permite surpresa, intimidade e drama.

A escolha dos materiais e a iluminação enfatizam essa passagem, passando do recinto mais escuro da cozinha para os espaços abertos mais claros que levam ao jardim – com superfícies de terraço em tons variados que refletem essa progressão.

A mudança de níveis cria uma linguagem de saliências, degraus, bordas e canteiros úteis e divertidos.

Tais princípios e escolhas de materiais continuam em todo o resto da casa em dois andares adicionais, incluindo a criação de uma nova master suíte e uma suíte de hóspedes no segundo andar.

Um corrimão em mosaico feito à medida constitui a espinha dorsal desta viagem material, ligando os espaços em toda a casa que se desdobram numa sequência de quartos visualmente estimulantes onde a textura, os gráficos, a cor e o acabamento foram selecionados para o seu teatro e tactilidade.

0
Would love your thoughts, please comment.x