Por a 6 Abril 2022

São 70m2 de possibilidades assentes em quatro pontos de apoio no solo e elevados a 4 metros de altura. O luxo que só a simplicidade consegue dar, numa “Casa na Árvore” acolhedora e ecológica.

Projeto: Stilt Studios / Área: 71 m2 / Ano: 2020 / Localização: Bali, Indonésia / Fotografias: KIE / descrição enviada pelos autores do projeto, via archdaily

Inspirados pela ideia de construir uma casa no ar, elevada do solo  e com uma área mínima, os arquitetos do Stilt Studios – que se dedica a desenhar estruturas pré-fabricadas -, deram forma a esta casa, sugestivamente chamada de Casa na Árvore C. 

Movidos pela missão de  criar melhores experiências de vida em harmonia com a natureza, e após o sucesso de duas outras casas idênticas – a “A” e a “B”, nesta terceira versão o objetivo do projeto era  criar uma nova identidade, a qual foi concebida como uma estrutura permanente, projetada para durar muitos anos.

“São pouco mais de 70 metros quadrados elevados a 4 metros acima do solo. Lá em cima, entre as copas das árvores, encontramos um estúdio compacto para morar e trabalhar – um espaço doméstico agradável que nos oferece tudo aquilo que precisamos para viver. O quarto contempla uma aconchegante cama queen size, a cozinha está totalmente equipada e há espaços para receber os amigos e a família, bem como uma ampla casa-de-banho e uma sala de estar com vista panorâmica. Para além disso, a Casa na Árvore C conta com uma varanda espaçosa, proporcionando uma confortável área ao ar livre para relaxar e apreciar a vista”, comenta Alexis Dornier, cofundador e diretor do Stilt Studios.

O layout da planta foi concebido de forma flexível, tornando-se num espaço de mais de 70 m² de possibilidades. Desta forma, a casa por ser configurada de diferentes formas, dividida em espaços de 1 ou 2 quartos, integrando a varanda como uma extensão do espaço interior, a qual pode assumir a função de espaço social, spa ou até mesmo uma área de jantar ao ar livre. Tudo é possível, e a estrutura foi pensada para garantir esta liberdade, podendo ser facilmente ajustada de acordo com as necessidades de quem a habita Para a construção da Casa na Árvore foi utilizada principalmente madeira de teca reciclada.

Para maximizar a eficiência energética do edifício, foi desenhada uma grande cobertura em beiral de forma a oferecer sombreamento à fachada durante as horas mais quentes do dia, permitindo que a casa esteja sempre aberta à ventilação da Indonésia. A elevação do volume em relação ao solo, também permite minimizar o impacto da alta humidade relativa e assim proteger a estrutura de madeira de pragas.

“O nosso estúdio procura desenvolver projetos que impactam o mínimo possível na paisagem natural. Portanto, estes 70m²  traduzem-se em apenas quatro pontos de apoio no solo. Isso permite que a natureza cresça e floresça por baixo da casa, criando espaços de jardins e áreas de descanso”, disse Florian Holm, cofundador e CEO do Stilt Studios.

Este primeiro protótipo da Casa na Árvore C, foi construído no Canggu Garden na região de Buduk, Bali, e está integrada num pequeno resort de 6 unidades.


0
Would love your thoughts, please comment.x