Por a 15 Março 2022

Avanços visuais e justaposições de volumes numa casa que se abre ao exterior e teve como principal inspiração a envolvente em que se insere.

Arquitetura: Muuk Architecture / Localização: Lago Brome, Canada / Fotografia: Nanne Springer

Localizada à beira de um lago, e construída no lugar onde outrora estava um antigo chalet,  as linhas limpas e sóbrias da nova residência destacam a natureza circundante. O lago foi a grande inspiração, logo, os acessos físicos e visuais ao mesmo tornaram-se a essência do projeto.

O terreno de onde nasce a casa, inclina-se suavemente em direção ao lago e o piso térreno como que se desdobra nesse sentido. Respeitando as vistas majestosas, alguns degraus separam a entrada das áreas de estar, bem como a sala de jantar da sala de estar, permitindo apreciar a paisagem de uma forma desobstruída de cada zona da casa.

É no piso térreo que se encontram a sala de estar, de jantar e a cozinha. Ficando instaladas no piso superior os espaços mais reservados. Neste piso fica também o escritório, transparente e estrategicamente posicionado para oferecer vistas para o lago e para a entrada principal da residência.

“Longe da agitação da cidade, esta casa é propícia a uma vida mais leve e simples, ao mesmo tempo que inspira e promove a criatividade de quem ali vive”, explica Sylvain Bélanger, designer da Muuk Architecture.

A utilização do branco nas superfícies e do preto nos espaços côncavos resulta numa casa luminosa e que realça a envolvente natural. Avanços visuais e uma justaposição de volumes combinam-se de forma leve e delicada. A fachada sul totalmente aberta, bem como os terraços dispostos em dois níveis, estabelecem relações diretas com o lago e a natureza, criando ligações fortes e fluidas entre o interior e o exterior.

A sua orientação, a Sul, permite o aproveitamento da insolação solar passiva para aquecer naturalmente os pisos em betão aparente em forma de massa térmica, complementando assim o sistema de aquecimento radiante.

0
Would love your thoughts, please comment.x