Por a 16 Março 2022

A Mo-tel House é uma remodelação do piso térreo de uma casa vitoriana em Islington, Londres, para uma jovem família de quatro pessoas. O nome Mo-tel House significa a aspiração dos clientes para a sua casa: um refúgio alegre, brilhante e colorido na Londres cinzenta. Um Plus? Aqui muitos materiais têm uma existência prévia e uma história para contar: superfícies feitas de garrafas de leite e tábuas de cortar, terrazzo verde na cozinha feito de lascas e sobras de mármore e pingentes de luz de tijolo reciclado.

Projeto: Office S&M

O briefing era simples: transformar a área anteriormente húmida, escura e apertada e trazê-la de volta ao uso. A par disso, o Office S&M foi convidado a criar um espaço cheio de surpresas e delícias para o desfrute de cada membro da família.

O piso térreo apresenta agora um plano aberto, cozinha e espaço de jantar obtido graças à demolição de paredes internas e mais dois WC’s e espaço de serviço. Mais invulgar, contudo, é o facto de os arquitetos terem projetado todos os móveis e usado cores, espelhos e iluminação para um efeito dramático.

A área de cozinha e jantar incorpora elementos para escalar, superfícies macias onde se aninhar, pequenos espaços para rastejar. Cores tropicais e espelhos coloridos são usados ​​para refletir e enquadrar as vistas, distorcendo a escala e sugerindo mundos além.

A cliente, Tamsin Chislett, é a cofundadora da Onloan, um serviço online de aluguer de roupas. Este conceito de aluguer e reaproveitamento também está impresso no projeto, sendo que cada material foi ‘emprestado’, reutilizado e reimaginado para uma nova finalidade.

O atelier escolheu materiais com uma existência prévia e uma história para contar: superfícies feitas de garrafas de leite e tábuas de cortar, para formar bancadas de mármore brilhantes e luxuosas no lavabo social, casa de banho e despensa; o terrazzo verde escolhido para a cozinha é feito de lascas e sobras de mármore; e os pingentes de luz são de tijolo reciclado.

“Queríamos uma casa divertida. Os nossos filhos adoram o espaço, desde os recantos de arrumação secretos até ao uso divertido dos espelhos. As cores trazem-me alegria, todos os dias, principalmente durante o lock-down”.

Os arquitetos projetaram a maioria das peças mobiliário a pensar na sua funcionalidade, nalguns casos dupla ou tripla. Um banco rosa e azul com dossel funciona como assento de jantar, recanto de leitura aconchegante, arrumação, trono real e armário para exibir curiosidades reunidas durante as viagens da família.

Tal permite que cada membro da família encontre novos usos para os móveis e, através dessa reinterpretação e multiplicidade de usos, a longevidade é garantida e o desperdício é reduzido. O conjunto de móveis robustos, cada um projetado para ser tanto uma pequena peça de arquitetura como uma peça de mobiliário ou um edifício numa cidade, dá origem a uma série de espaços interligados, mas distintos.

Ao dividir a planta de forma lúdica, os móveis e as cores separam-se e unem-se, emoldurando as vistas da sala e criando um diálogo arquitetónico entre os moradores e os personagens. Picos e arcos criam a sensação de fronteiras e a sensação de ‘clausura’ para cada um dos espaços, além de servirem como uma referência aos edifícios e à cidade circundantes.

Contrariando a luz solar reduzida do piso térreo, o Office S&M projetou a iluminação por forma a surgir de várias direções, imitando a do sol, de modo a que diferentes áreas pudessem ser iluminadas de formas variadas, permitindo aos proprietários da casa o controle dos níveis de luz, até mesmo remotamente, e o ajuste cores e tons claros para responder às mudanças de estação e humor. Os espelhos também foram usados ​​estrategicamente para refletir a luz em todo o espaço e criar elementos de surpresa.

0
Would love your thoughts, please comment.x