Por a 4 Janeiro 2022

Está a pensar reabilitar e transformar um celeiro numa habitação? Veja um dos projetos finalistas ao RIBA House of the Year e inspire-se para levar a ideia avante.

Arquitetura: TYPE studio / Fotografia: Rory Gardiner

Construído em 1810, o Redhill Barn foi, à época, uma obra de engenharia agrícola que surgiu com a modernização do sector durante o século XIX. O antigo celeiro servia para acolher gado no piso térreo e tinha ainda uma pequena eira por cima.

O projeto do gabinete inglês TYPE studio converteu o celeiro de pedra isolado e em ruínas, numa casa no centro de uma pequena propriedade agrícola. E o feito, valeu-lhes um lugar na shortlist dos prémios RIBA House of the Year 2021.

Segundo os autores do projeto, a ideia era a de restaurar o caráter do edifício deixando bem claro o que era novo e o que era antigo, mantendo o invólucro de pedra envelhecida e reintegrando o telhado de quatro águas, mas utilizando um material leve e reflexivo – como as folhas de alumínio.

Em toda a intervenção, o que foi adicionado levou continuidade à sua vida passada e presente, configurando também um futuro maravilhoso de interpretação e uso.

Foram desenhadas novas portas e novas janelas para permitir a máxima entrada de luz, mas ainda assim, foi mantida a dinâmica original de luz e espaço. Portas pivotantes em arco permitem que as grandes aberturas que originalmente foram feitas para o gado sejam hoje facilmente manejáveis.

A organização, hierarquia espacial e história do edifício são expressas através dos diferentes materiais utilizados. O pavimento e o telhado original deram lugar a outros mais contemporâneos, que evocam o ritmo e a simplicidade do lugar. A estrutura do telhado estende-se no sentido do comprimento, utilizando soluções que permitem que a estrutura fique mais alta do que uma treliça convencional e assim reforçar a forma e a escala do espaço.

Os espaços destinados aos quartos e cozinha ficam no piso térreo e aproveitam as portas em arco para criar uma espécie de células privadas. No piso superior, está a área social, que se configura num espaço aberto que convida a viver e trabalhar.

0
Would love your thoughts, please comment.x