Por a 21 Dezembro 2021

Localizada em Lisboa, esta é a história de uma construção degradada que se transformou para receber uma família. Dando uma especial atenção aos habitantes mais pequenos.

Arquitetura: Aurora Arquitetos / Fotografias: do mal o menos

Era uma vez uma construção modesta e em avançado estado de degradação, que se viu transformada e ampliada em altura, para receber uma família de 5. A Casa Bartolomeu Dias fica em Lisboa e, arriscamos dizer, é o sonho de muitas crianças.

O atelier Aurora Arquitetos foi o responsável pelo projeto que, devido ao estado de conservação do edifício original, teve de ser demolido na totalidade, à exceção da fachada, que passou a dialogar com uma expressão arquitetónica contemporânea.

A organização dos espaços foi feita do privado para o público – ficando as zonas afetas ao primeiro nos dois primeiros pisos e as zonas sociais nos últimos três.

Nesta casa de família, privilegiou-se as áreas de estar com maior amplitude, em detrimento de espaços de uso pontual. Dessa forma, a disposição da escada ao longo dos vários pisos vai sendo alterada de acordo com a divisão dos espaços e aquilo que se pretende deles, estabelecendo-se relações visuais de duplo ou triplo pé direito com os diferentes pisos.

Na cobertura é integrado um terraço que tira partido da vista sobre o rio.

0
Would love your thoughts, please comment.x