Por a 3 Agosto 2021

Fotografias: Matej Hakár / Segundo a memória descritiva via ArchDaily

Neste projeto os arquitetos Kilo / Honc optaram por deixar o espaço falar por si só. “O nosso objetivo passou por criar grandes volumes abertos procurando um espaço amplo e permeável, em que se pudesse ver de um lado ao outro do apartamento. Procurámos transmitir uma sensação de transparência e simplicidade abrindo espaço para diferentes individualidades, experiências e prazeres. É necessário pensar sobre o que realmente nos faz falta nas nossas vidas”.

Talvez seja apenas um pouco mais do que nada. Esta reforma em Trnava é sobre isso. Sobre simplicidade, geometria, a experiência do espaço, onde o mobiliário é mais como uma cena, uma narrativa simbólica. É sobre o próprio apartamento, pessoas, amor, noites longas, discussões, comida, crianças, sentimentos, sobre quem o usa.

Os ambientes do apartamento são definidos de maneira muito simples através de divisórias transparentes com cortinas, que permitem a percepção e o aproveitamento de toda a profundidade do espaço, mas, ao mesmo tempo, proporcionam intimidade suficiente, quando desejado. Os móveis definem apenas o que é essencial e necessário.

A intenção consistiu em criar atmosferas em vez de espaços estritamente predefinidos. A entrada do apartamento acontece a partir de um pátio privativo que serve apenas os moradores da casa.

Dali alcança-se uma grande sala de jantar com uma cozinha, localizada no espaço onde se encontrava um antigo depósito, que se estende ligeiramente para dentro da sala.

À esquerda, encontra-se um quarto para as crianças que é acedido através de uma porta antiga de madeira incorporada na divisória de vidro transparente.

À direita, uma longa divisória transparente define o WC, atravessando a segunda ala do apartamento, dividindo o quarto de uma grande sala de estar com um piano de cauda, jardim interno, tela de projeção de filmes e lareira.

“Gostamos da profundidade espacial que criámos no apartamento e da possibilidade de ver através das diferentes camadas no espaço. Na área onde fica a sala de estar, conseguimos revelar o teto original com vigas de madeira, sob o qual passam também reforços metálicos. Esta é uma casa flexível e aberta para uma jovem família, dentro de uma construção de quase 120 anos de idade”.

0
Would love your thoughts, please comment.x