Por a 16 Dezembro 2021

Se precisa de um pequeno escritório mas não faz ideia de onde o poderá ver nascer, lembre-se que pode coexistir com outros espaços e estar integrado em peças de mobiliário, armários ou mesmo estantes de livros.

O tema é recorrente mas também por isso, não deixa de ser atual. Muito se tem falado na conciliação da vida pessoal com a profissional, uma vez que o teletrabalho passou a ser a realidade de muitos e no início do próximo ano, volta a ser obrigatório . As casas, umas melhores do que outras, foram-se adaptando a esta nova realidade. Houve quem criasse um novo espaço, quem tivesse transformado uma zona com pouco uso em escritório e quem ocupasse a mesa da sala durante as horas do dia. Houve de tudo para fazer frente a esta necessidade, e continua a haver.

Havendo metros quadrados disponíveis ou quartos a sobrar, a tarefa é mais fácil. Difícil mesmo é arranjar soluções quando as casas ou apartamentos são pequenos. Aí, a flexibilidade é tudo.

Se precisa de um espaço de trabalho em casa mas não faz ideia de onde o poderá ver nascer, lembre-se que pode coexistir com outros espaços e estar integrado em peças de mobiliário, armários ou mesmo estantes de livros. Para confirmar que é possível criar um nicho de trabalho tranquilo, funcional e produtivo em espaços reduzidos, fizemos uma seleção de imagens que mostram isso mesmo.

Apartamento XVII, Studio Razavi architecture, © Simone Bossi
Casa LR2, Montalba Architects, © Kevin Scott
Apartamento Wulf, CAS architecten, ©Tim Van de Velde
Block Village, HAO Design, ©Hey!Cheese
Apartamento Loloite, Urban Ode Arquitetura e Urbanismo, ©Marcelo Dunadussi
Apartamento de 22 m2 em Taiwan, A Little Design, ©Hey!Cheese
Apartamento Retrofit, SuperLimão Studio, ©Escanhuela Photo
Apartamento Buenos Aires, Ultra, ©Marcelo Donadussi
Apartamento TN, South Arquitetura, ©Cristiano Bouce
Apartamento Argentona, YLAB Arquitetos

Descoberta a forma de criar um espaço de trabalho, nem sempre é fácil acertar com as soluções mais funcionais e esteticamente mais agradáveis. A pensar nisso, escolhemos 4 peças de design inspiradoras, práticas e que, acreditamos, vão tornar um espaço de trabalho mais bonito, logo, mais produtivo.

Noa – O fabricante de móveis britânico Benchmark projetou o Noa, uma mesa de altura ajustável que permite aos utilizadores ficarem sentados ou em pé enquanto trabalham.A mesa foi projetada para aumentar a produtividade e estimular uma boa postura e movimento ao longo do dia.

Mesa KIT by Spacestor – A mesa KIT é uma mesa compacta e portátil projetada pela marca de móveis para espaços de trabalho Spacestor.O design flexível significa que a mesa pode ser dobrada e facilmente transportada entre salas, permitindo que mude seu ambiente de trabalho ao longo do dia.

Tip Ton RE  – A cadeira Tip Ton RE de Barber Osgerby para  a Vitra é feito de polipropileno reciclado recuperado de lixo doméstico pela marca de móveis suíça Vitra. O Tip Ton RE pode ser inclinado para a frente para incentivar uma postura sentada mais saudável.

Tempo – Tempo é uma mesa multifuncional feita em madeira de bétula que pode ser usada para jantar ou trabalhar desenhada pela marca escandinava Tenho Design. A mesa possui um pilar ajustável eletricamente que pode ser adaptado para se adequar à altura preferida dos utilizadores usando um controlador ou aplicação que salva as preferências de cada pessoa.

HOM

Em jeito de curiosidade deixamos ainda mais uma sugestão. O Atelier Marko Brajovic, em parceria com a agência ℓiⱴε e a Oca Brasil, lançou em Agosto passado o HOM – uma espécie de cápsula portátil que oferece um espaço de trabalho adequado dentro de casa, e que se integra de forma orgânica com o ambiente doméstico.

O nome é pronunciado como home, casa em inglês, mas surge da abreviação de home office (H.O.) com om, o mantra da meditação. Segundo os autores, sugere assim, um lugar capaz de acolher  tanto as necessidades de trabalho como as de encontro com o interior de cada um.

0
Would love your thoughts, please comment.x