Por a 9 Novembro 2021

Existem diversos tipos de janelas de sótão e, todas elas permitem ambientes confortáveis e plenos de personalidade. Descubra outras das suas vantagens.

Fotografia de destaque: José Manuel Ferrão

A oferta entre as janelas de sótão é variada, mas entre todas as claraboias são, efetivamente, as mais populares. Contudo, nunca é demais conhecer a existência das janelas lucarnas (também conhecidas como gateiras), janelas rosadas e janelas de telhado com dobradiças.

No que diz respeito a este tipo de janelas, facilmente as associamos aos espaços designados de sótãos, porém, este tipo de solução revelam-se, igualmente, fortes aliadas em divisões improváveis conferindo-lhe habitualmente uma dose adicional de personalidade!

Qualquer uma delas serve diversos propósitos:

A iluminação e a ventilação natural estão entre as prioridades de qualquer proprietário nas suas casas, e as janelas de sótão em geral, e claraboias em particular, proporcionam isso mesmo.

Potenciar a luz natural, aumentar a sensação de espaço e possibilitar um maior aproveitamento do espaço interior também estão entre as suas vantagens. Já para não falar dos casos em que são mesmo a única forma de uma divisão escura ter janela e captar luz natural.

São, por isso, um elemento versátil e se colocar uma tela de impermeabilização, ou tela isoladora de forma a evitar infiltrações, garante igualmente a eficiência energética.

Cada casa é uma casa e por isso é importante que garanta a melhor escolha para o seu projeto, sejam claraboias em PVC ou de madeira envernizada. Posteriormente, não se esqueça de que também existe no mercado uma panóplia de acessórios úteis como cortinas para um efeito blackout, por exemplo.

A sua limpeza e manutenção também são relativamente fáceis, mas à parte de tudo isso, há que referir outra grande mais valia que é conferir aos ambientes, uma atmosfera singular e apetecível!

Aqui ficam 10 (boas) inspirações!

0
Would love your thoughts, please comment.x