Por a 11 Novembro 2021

Fotografias: Ricardo Oliveira Alves

O projeto, da autoria do gabinete Manuel Belo Arquitectura, visou a reabilitação de uma moradia da autoria da arquitecta Livia Tirone, umas das arquitetas de maior relevo no âmbito da prática da arquitetura bioclimática em Portugal.

A casa, está localizada no extremo sul da urbanização da “Quinta Verde” em Nafarros, e desfruta de vistas cénicas sobre a Serra de Sintra e alguns dos seus Palácios mais emblemáticos, lugar que está classificado como Património Mundial pela UNESCO.

Na sua essência, o projeto reformulou o interior da casa, com particular destaque para a intervenção ao nível do redesenho da escada. Procurando garantir uma maior fluidez e amplitude entre os pisos, a zona do hall de entrada e da escada foram revestidas, na sua totalidade, com o mesmo material. De modo a criar uma atmosfera e ambiente interior de forte cariz natural, o material escolhido para o revestimento foram tábuas de madeira maciça natural com nós aparentes.

Seguindo o mesmo princípio de utilização de técnicas de construção e materiais de base natural, nas cozinhas e casas de banho foram aplicados rebocos minerais em todos os paramentos, que variam ligeiramente em tonalidade.

A sala, com duplo pé-direito, assume-se como o centro vital da casa, estando aberto para o espaço da cozinha e para uma pequena sala de leitura mais reservada. Ao fundo, existe uma janela de grande dimensão que, para além de permitir uma ótima iluminação natural do interior da casa, garante uma vista deslumbrante sobre toda a paisagem circundante.

No exterior foi mantida a volumetria original, assim como o desenho e geometria dos vãos existentes. As únicas alterações foram a substituição das caixilharias, cujo desenho foi alterado para permitir uma maior esbelteza de todos os elementos e para aumentar a sensação de transparência entre o interior e o exterior. Ao nível dos arranjos exteriores, foram redefinidos alguns percursos, assim como foram redesenhadas algumas áreas do jardim com a introdução de novas espécies de vegetação autóctone.

0
Would love your thoughts, please comment.x