Por a 23 Setembro 2021

Incorporar a natureza nos espaços interiores é hoje uma realidade. Descubra porquê e quais as formas que estão ao seu alcance para conseguir um bom resultado final.

Fotografia de destaque: Alex Lesage

O termo ‘design biofílico’ tem ganho espaço e adeptos um pouco por todo o mundo, e deriva do termo Biofilia que significa, literalmente, “amor à vida”.

A expressão foi encontrada pelo psicólogo e filósofo Erich Fromm em 1964 e difundida pelo biólogo Edward Osborne Wilson, em 1984, no seu livro intitulado Biofilia.

Atualmente, o termo conhecido por ‘Design biofílico’ representa o modo inovador de recorrer à natureza, promovendo a inclusão de sistemas e processos naturais em edifícios e habitações. No fundo, trata-se de criar ambientes onde possamos viver, trabalhar e descansar com maior saúde, e, consequentemente, melhorando o bem-estar físico e mental de quem habita estes espaços.

escanhuelaphoto
FFMS lisboa portugal

As vantagens no contacto com a natureza são diversas e evidentes, revelando-se como algo ‘quase’ instintivo.

O excesso de urbanização e de tecnologia tendem a afastar-nos deste contacto privilegiado com a natureza, mas há formas de resgatar esta sensação.

E é desta necessidade que nasce termo “design biofílico” que tem conquistado designers pelo mundo inteiro, que cada vez mais incorporam a natureza dentro dos ambientes que criam, uma vez que as pessoas passam 90% do tempo em espaços fechados, sabia?

Júlia Ribeiro
Greg Cox / Bureaux

Os seus benefícios são inúmeros e podemos elencar alguns dos principais e mais evidentes:

Redução do stress, aumento da produtividade, tranquilidade e do bem-estar geral, assim como, estimular a criatividade, ajudar na concentração e conferir maior beleza e tranquilidade aos espaços interiores.

Shinya Kigure, Katsumasa Tanaka
Janos Grapon

Em termos práticos isto pode ser conseguido através da presença de luz natural, das plantas, água, ar, animais ou paisagens.

A paleta de cores e os materiais utilizados, como a madeira ou a pedra natural, são outras boas formas de conseguir um resultado em conformidade com este conceito.

José Manuel Ferrão
José Manuel Ferrão
0
Would love your thoughts, please comment.x