Por a 27 Maio 2021

A incrível casa fundida com a natureza situa-se na Croácia e foi desenvolvida por Tomislav Curkovic e Zoran Zidaric.

Fotografia: Robert Les

A localidade de Varazdin, no norte da Croácia, foi o spot perfeito para em 2003 os proprietários desta habitação assentarem e fazerem crescer a família. Anos mais tarde, e com o crescimento do seu filho mais velho, sentiram a necessidade de construir uma unidade separada, em forma de pavilhão de jardim.

A construção pretendia-se separada da casa mãe, ainda que com uma ligação entre si e a própria posição do pavilhão permite uma tela de cinemascópio voltada para o verde da paisagem além de permitir a intimidade necessária.

O novo espaço foi erguido à base de perfis de aço e laje utilizando a chapa trapezoidal como forma permanente.

A ‘casa pavilhão’ idealizada pela dupla Tomislav Curkovic e Zoran Zidaric, tem dois andares, cada um com funções distintas.

O piso superior, luminoso e decorativo, é um local de trabalho. O piso inferior, mais escuro e elementar, enfatiza a estética da construção e ainda abriga o ginásio.

A fachada e cobertura são executadas em painéis compostos, com acabamentos em chapa de alumínio e no interior da grade dos painéis estão posicionadas janelas, maioritariamente por questões de ventilação.

0
Would love your thoughts, please comment.x