Por a 31 Agosto 2021

Renovação completa de um triplex residencial no bairro Little Italy de Montreal, no Canadá, idealizado pelo Atelier Barda.

Fotografia: Alex Lesage

O programa centrou-se na remodelação de um espaço comercial existente no rés-do-chão, bem como na consolidação de dois apartamentos no piso superior, a fim de conceber uma residência unifamiliar.

A ideia principal era preservar a fachada existente do edifício, e respeitando esse pressuposto, o Atelier Barda fez apenas pequenas alterações nos elementos existentes, a fim de fazer uma transição do edifício do passado para o presente mais suave.

Os arquitetos destruíram completamente o interior do edifício, embarcando num redesenho do zero. Uma parte do espaço comercial foi preservada, mas reduzida a metade, e foram feitos cortes na lateral da fachada existente para criar novas aberturas de entrada para o espaço residencial e para uma nova garagem. A entrada original dos apartamentos no nível superior foi então transferida da zona comercial para a residencial, proporcionando aos moradores um acesso mais discreto à residência.

Nas traseiras do edifício, foram ainda encerradas duas varandas exteriores fazendo um ligeiro prolongamento da fachada em tijolo, com um padrão condizente com a construção original.

Lá dentro, o Atelier Barda criou um novo plano de pés direitos, comprimindo as alturas de teto anteriores e estabelecendo novas placas de piso, o que permitiu criar um quarto nível na forma de um mezanino no telhado. No segundo nível do edifício, foi criada uma suíte para visitantes composta por três quartos, cozinha, sala de jantar, de estar e duas casas de banho.

No terceiro piso serve como a residência principal e o Atelier Barda concebeu um pátio ao ar livre, fechado em vidro, e que funciona como divisória entre a sala de estar do quarto principal. Estendendo-se verticalmente, o pátio está exposto aos elementos da natureza de cima e apresenta uma vegetação exuberante.

Esta zona exterior contribuiu para a criação de dois terraços na cobertura muito particulares que servem como suportes de livros para um mezanino. Está posicionado de forma que não seja visto do nível da rua, até por ser totalmente fechado abrigando a cozinha principal e a sala de jantar da residência, potenciando uma zona de refeições e lounge ao ar livre.

O Atelier Barda trabalhou em estreita colaboração com artesãos locais para projetar móveis personalizados que completassem a residência.

SOBRE O ATELIER BARDA

Fundado em 2013, o Atelier Barda é um escritório de arquitetura cuja metodologia se baseia no conceito de que cada cliente e cada novo projeto dita uma abordagem única.

Com sede em Montreal, Quebec, Canadá, a experiência do Atelier Barda se estende além das fronteiras para abranger várias colaborações internacionais. O trabalho inovador da empresa, incluindo o foco na gestão de projetos e experimentação, foi reconhecido por meio de vários prémios da indústria no Canadá, Estados Unidos e Europa.

0
Would love your thoughts, please comment.x