Por a 4 Agosto 2021

Até que ponto uma casa pode incorporar o ambiente circundante? A habitação projetada por Katsutoshi Sasaki + Associates é um bom exemplo da conexão entre espaços interiores e exteriores.

Fotografia: Structures / Tatsumi Terado Structural Studio

Um local pontilhado por terras agrícolas, separadas por muros e cercas. O enorme telhado projetado cria a suave ligação entre os espaços interiores e exteriores usados nas atividades diárias dos seus moradores.

O layout é, também, peculiar, com salas de 2,3m de largura em forma de cruz e ao redor dos quartos estão dispostos quatro beirais como um jardim, sendo que a sala de jantar e um sofá-cama intervêm numa parte do jardim.

Todos os quartos recebem luz e vento provenientes dos dois jardins adjacentes.

O generoso espaço exterior sob o beiral permite as atividades familiares, quer nos dias de sol, quer nos dias de chuva. Cada jardim tem uma finalidade diferente, seja ela cumprir a o acesso ao interior, simplesmente apreciar momentos ao ar livre, zona de horta ou secagem de roupa.

Habitualmente, os beirais de uma casa japonesa são colocados na borda do prédio a cerca de um metro de distância, mas neste projeto, os beirais são invertidos e colocados sob o telhado com um espaço interno estreito e profundidade. O resultado é uma casa que sombreia os campos agrícolas e conecta o meio ambiente com o estilo de vida.

0
Would love your thoughts, please comment.x