Por a 15 Julho 2021

Segundo a memória descritiva

Local: Menorca, SP
Área: 360 m²
Data: 2020
Equipa: Alicia Casals, Karl Johan Nyqvist, Laura Guitart, Noelia de la Red, Mario García, Marina Miró, Jordi Sarda

A Bridge House está localizada em Coves Noves, uma área residencial na costa nordeste da ilha de Menorca, em Espanha. O lote generoso de 2.400m² permite que a residência se estenda horizontalmente e assim captar as melhores vistas da paisagem circundante.

Ao mesmo tempo, os volumes giratórios criam espaços interiores surpreendentes e perspectivas nunca repetidas. Baseados na montagem de planos quadrados e pentagonais, estes pequenos volumes empilham-se e pairam sobre a paisagem existente com uma leveza lúdica.

A sua composição em forma de ponte dá o nome à casa. Dividir o programa em unidades mais pequenas parecia uma forma mais carinhosa de implantar um grande programa no lugar. Os terraços exteriores e a piscina são concebidos como prolongamento direto da planta interior, obedecendo às mesmas geometrias e mantendo intacta a grande maioria do terreno.

Esta casa foi pensada principalmente como uma casa de férias em Espanha, onde se passa a maior parte do tempo ao ar livre, aproveitando o clima quente. Portanto, o grande alpendre de quase 100m², localizado sob os volumes flutuantes, é concebido como o coração da casa, onde acontecem grandes encontros sociais.

Com a proximidade da piscina e do jardim, e equipada com uma kitchenette exterior, pode-se desfrutar das vistas em ambos os sentidos, o mar, à frente, a mata, nas traseiras.

Um segundo alpendre no primeiro andar, ligado à cozinha principal, destina-se a um uso diário mais descontraído. Este espaço também está protegido das vistas vizinhas e aberto tanto para o mar como para a montanha.

O programa consiste numa sala de estar e jantar interligada e 5 quartos, um deles localizado de forma independente como um pavilhão de hóspedes.

Os espaços comuns são visualmente independentes, porém completamente interligados por meio de soleiras abertas que criam circulações fluidas.

O quarto principal do primeiro andar está ligado à sala de estar e à cozinha, funcionando assim como um apartamento dentro da casa. Todos os demais quartos estão localizados no piso térreo, em ligação direta com o jardim e a piscina.

As casas de banho foram concebidas como espaços abertos e luminosos, com grandes janelas do chão ao tecto. Por fim, num volume individual encontra-se uma garagem, uma lavandaria com logradouro para pendurar roupas e uma ampla arrecadação e arrumação.

0
Would love your thoughts, please comment.x