Por a 9 Junho 2021

Um projeto concebido pelo arquiteto Ricardo Bak Gordon localizado no centro mais típico da capital portuguesa.

Fotografia: Francisco Nogueira

Na Rua Costa do Castelo, bem junto à colina do Castelo de São Jorge, alinham-se edifícios, mais ou menos enfileirados, a uma cota mais baixa que as muralhas do Castelo. Habitações que muitas vezes contêm jardins, em socalcos, preenchendo os espaços vazios entre as construções e as próprias muralhas.

O projeto assinado pelo arquiteto Ricardo Bak Gordon e, respetivos colaboradores, com paisagismo de F&C, conta 465m2 de área e distribui-se por cinco pisos em que o último é recuado em relação ao plano da fachada. Os primeiros quatro encontram-se alinhados com as restantes edificações históricas da rua, enquanto o quinto e último piso aproxima-se mais da linguagem de uma moradia, sem restrições morfológicas.

O resultado é uma habitação inteiramente contemporânea, que contempla garagem, biblioteca, zona social e privada, cozinha e piscina!

Lá dentro, as características arquitetónicas contemporâneas contrastam com alguns elementos decorativos clássicos como tapeçarias ou mobiliário de madeiras nobres.

A piscina recolhe-se num ambiente mais intimista pela colocação de uma laje de cobertura em betão aparente.

Texto com base em memória descritiva

0
Would love your thoughts, please comment.x