Por a 17 Junho 2021

Uma remodelação com referência aos elementos históricos envolventes da habitação. Muito caracter e personalidade no projeto assinado pelo atelier EZZO.

Fotografias: João Ferrand

O projeto da Casa Flor, da autoria do arquiteto César Machado Moreira, começou por se tratar da remodelação de uma pequena casa antiga, com o objetivo de acomodar um único morador.

Para a intervenção foi contemplada renovação do piso térreo, a demolição do primeiro pavimento e colocação de um novo pavimento superior.

A geometria, orientação e tamanho da construção foram, desde logo, definidas pelas restrições do terreno, uma vez que o edifício estava implantado numa zona inclinada.

Os vários edifícios têm os telhados inclinados pelo que a honestidade de materiais e detalhes fez-se manter. Motivo pelo qual o projeto do novo edifício faz alusão aos elementos históricos presentes na sua envolvente.

Lá dentro, os espaços pretendiam-se contemporâneos e fluídos, com maior flexibilidade e relação entre zona de estar, jantar e cozinha.

Duas escadas garantem ainda a ligação entre piso superior, (onde se encontra o quarto e zona de estudo), e inferior com a zona social da casa.

A relação entre o edifício e a rua resulta num casamento perfeito entre a história que o seu contexto conta e a contemporaneidade de quem a habita nos dias de hoje.

0
Would love your thoughts, please comment.x