Por a 8 Abril 2021

Em Itália, renovação lembra antiga igreja medieval romana.

Fotografia: Stefano Pedretti

O bairro de Trastevere, localizado na província de Roma, em Itália, além de ser conhecido pelas suas cores quentes e vivas, é também associado a uma zona moderna e boémia, repleta de lojas de artesanato e cervejas artesanais.

Mas, para nós, o que o fez merecer destaque foi a renovação de uma habitação degradada. A arquiteta Carola Vannini, fundadora do estúdio homónimo, projetou, desenvolveu e acompanhou toda a reestruturação do último piso da habitação que lhe trazemos hoje.

A antiga estrutura com 90m2 de interiores e 50 m2 de área exterior, apresenta características únicas e especiais que foram cuidadosamente mantidas. O teto abobadado na sala é o melhor exemplo disso mesmo, quase lembrando as antigas igrejas medievais de Roma.

Carola Vannini interpretou esta renovação partindo de um “sentimento pacífico e poético”, como a própria refere na sua plataforma online, de forma a criar um novo espaço de vida contemporâneo.

A sala é hoje um espaço repleto de luz natural, graças às enormes janelas rasgadas com vista para os telhados romanos circundantes, que a arquiteta sabiamente projetou.

A ligação com o terraço panorâmico foi mantida através da porta de correr transparente que, quando aberta, acrescenta a zona de estar ao espaço exterior.

Apenas a cozinha, sala de jantar, os quartos e os escritórios se mantêm mais recatados, preservando a perspetiva que atravessa todo o edifício.

0
Would love your thoughts, please comment.x