Por a 12 Julho 2020

O casal e sua filha, adulta, queriam uma casa que preservasses as memórias e um piso térreo aberto, com uma sala multiusos, um espaço que combina as funções de sala de estar, de música e sde jantar.

Fotografia: Adrien Williams / Interiores de Desjardin Bherer / Arquitetura de Maurice Martel / Paisagismo de Vertige Paysage / segundo a memória descritiva de Desjardin Bherer

“Palimpsesto” refere-se a um tipo de manuscrito medieval cujo texto original foi apagado para que possa ser reutilizado. O novo texto aparece com frequência entre os fragmentos do texto inicial. Por analogia, um lugar pode ser feito como um desses manuscritos, deixando vestígios de usos anteriores. Em vez de congelar esses remanescentes no tempo, o palimpsesto da arquitetura atualiza-os. E os fragmentos do passado podem então ser usados ​​como verdadeiros motores da criatividade contemporânea.

Quando os clientes adjudicaram a Desjardins Bherer a tarefa de renovar o interior da sua casa e adicionar uma extensão, pediram que guardassem as suas memórias numa decoração resolutamente moderna.

Os imperativos? Abrir o piso térreo, que consistia em quatro salas fechadas, e adicionar uma grande sala, ou seja, um espaço que combinaria várias funções – sala de estar, sala de música e sala de jantar – para criar um espaço de convívio para várias ocasiões.

Os clientes também queriam reutilizar os móveis existentes ao máximo possível e poder exibir vários objetos que haviam acumulado ao longo dos anos.

Começar do zero

As paredes foram demolidas e o espaço foi completamente despojado e reinventado. As janelas foram substituídas. O espaço de arrumação foi repensado e os armários integrados.

Quatro clarabóias, com um design tradicional, canalizam a luz natural para a sala. Os móveis embutidos na sala emolduram uma lareira; um piano de cauda comanda o espaço.

O único vestígio do passado seria a escada principal, embora o seu corrimão tenha sido um pouco simplificado. O vitral foi restaurado e as molduras redesenhadas, mantendo as mesmas proporções.

O espaço recém-aberto cria um todo harmonioso. O piso de madeira exótica percorre as salas adjacentes, até ao terraço. As cores quentes do mobiliário harmonizam com os tons mais claros das paredes, tapetes e tecidos, em perfeito equilíbrio.

Uma extensão imponente

A extensão começa na extremidade da cozinha e termina no terraço, que é alcançado através das portas de vidro deslizantes. Os membros da família têm tudo o que precisam para receber os hóspedes com conforto.
As árvores próximas ditavam o tamanho e a localização da adição e protegiam-na do sol no verão.

O revestimento de zinco na adição dá um toque de luxo, que, com o seu teto alto e as dimensões generosas, cumpriu a sua promessa.

0
Would love your thoughts, please comment.x