Por a 24 Junho 2020

Piratininga acolhe casa de 400m2 totalmente conectada com o exterior.

Fotografia:  Denilson Machado, MCA Estúdio

O jovem casal com duas filhas pequenas recorreu aos serviços da arquiteta Amanda Miranda para projetar a moradia dos seus sonhos. Uma habitação desenvolvida por três blocos, com espaços claros e integrados, todos conectados com a área exterior que contabiliza outros generosos 400m2..

A construção e respetiva divisão dos blocos é clara. No bloco central situa-se a sala, com duplo pé direito e ligação ao exterior e aos restantes blocos.

O segundo bloco, do lado esquerdo, concentra no piso térreo a cozinha, as áreas de serviço como despensa e lavandaria ou garagem. Assim como, um lavabo e uma suite para visitas. No piso superior fica a master suite com closet, uma sala privada e os dois quartos dos filhos interligados por um quarto de brincar.

Por fim, o terceiro bloco, situado do lado direito, contempla a enorme área gourmet, o home theater, churrasqueira, fogão a lenha e outras comodidades para festas ou convívios com família e amigos.

Quando deu inicio ao processo, Amanda Miranda deparou-se com uma casa de madeira existente no terreno, a sua estrutura estava no entanto comprometida e a opção recaiu para a sua demolição e projeção de uma nova habitação sem limitações do ponto de vista da planta. Muitos dos tijolos foram reaproveitados para as paredes da nova área gourmet.

Os principais objetivos eram uma habitação contemporânea, de linhas retas e sem telhado aparente. A funcionalidade tinha de estar presente e uma área gourmet era indispensável para que a família pudesse conviver.

Contudo, o maior fator de diferenciação está relacionado com a componente ecológica. Esta preocupação tornou-se evidente desde logo, através do reaproveitamento de parte do entulho, assim como dos tijolos para aplicação no interior da habitação. Foi também pensada numa solução de captação de águas pluviais de forma a que fossem reutilizadas no jardim. Por fim, a aquisição de painéis solares para uma produção de energia eficiente.

Do ponto de vista da decoração, o casal gosta particularmente da conjugação entre o clássico, como são o caso das poltronas, com traços contemporâneos e de cores, maioritariamente, claras. Muitos brancos, azuis e o tom natural da madeira.

Na sala destacamos o jardim vertical ao fundo através de grandes esquadrias de correr, com 5,50m de altura.

Na área gourmet pretendia-se um ambiente mais descontraído e informal. Os tons são alegres, regista-se aliás alguma ousadia na mistura de cores, como as cadeiras coloridas na mesa de jantar, o sofá azul e o rack amarelo com madeira natural.

Foi aqui que foram reaproveitados os tijolos reaproveitados da demolição. De salientar também os mosaicos hidráulicos que revestem a parede.

Por sua vez, a suite do casal foi decorada em tons bastante mais suaves, reservando a cor acqua para a roupa de cama conferindo uma frescura adicional à divisão.

0
Would love your thoughts, please comment.x