Por a 13 Maio 2020

A casa e o antigo café estão localizados num denso ambiente urbano no centro de Halle, na Bélgica. O projeto consistiu em juntar o café à casa existente e transformá-los num só. Pátio e garagem formam parte da residência familiar.

Fotografia: Tim Van de Velde


O gabinete belga Madam Architectuur assina o projeto de reconversão de um antigo café e a sua extensão à casa vizinha. Tal, hoje, liga o espaço do escritório (ex-café) à casa existente e à garagem, atrás. 

A rotação desta extensão garante uma longa fachada. Em virtude disso, a luz do dia pode entrar em abundância nos dois volumes: na casa existente e na nova parte. Por isto também, as vistas de e para os apartamentos vizinhos foram reduzidas ao mínimo.
A cozinha é o “ponto central” onde todos os espaços se reúnem. Assim, a ilha da cozinha, circular, acaba por ser o ponto de encontro ideal para amigos e familiares.


Como a garagem está na parte de trás e num nível ligeiramente mais alto, a zona de estar foi equipada com um volume com a altura ideal. Assim quando as portas de vidro deslizam, este volume transforma-se no banco corrido em direção ao pátio.
O antigo café foi transformado num escritório. O grande vazio, com uma escada, que ligas as plataformas abertas flexíveis, inunda de abundante luz o piso térreo.

0
Would love your thoughts, please comment.x