Por a 26 Maio 2020

O projeto consiste na transformação e ampliação de uma pequena casa localizada no centro de Bruxelas.

A intervenção arquitetónica, levada a cabo pelo atelier belga Auxau Atelier de architecture, resume-se à adição de uma extensão na fachada traseira que liga os espaços de convívio ao pequeno jardim existente.
A pequena largura da fachada (menos de 5 metros), a complexidade formal da volumetria desenvolvida, o tempo limitado de construção e as dificuldades de acesso orientaram o projeto arquitetónico para o pré-fabrico de uma concha de aço.

Os métodos de fabrico antigos de caldeiras e as soldas modernas, a par com uma reflexão aturada sobre as capacidades estruturais das chapas de aço, reduziram ao mínimo a quantidade de material necessário para a realização do módulo.

A nova ‘carcaça’ consiste numa única chapa de aço com 5 mm de espessura. É reforçada por um conjunto de 5 pórticos com rigidez de 20 mm de espessura por 100 mm de profundidade. Essa estrutura simples permite otimizar o espaço gerado pela intervenção. O novo envelope regula todos os detalhes de acabamento interno gerados pela volumetria formal complexa gerada pelo projeto. Tal permitiu integrar a escada no envelope para minimizar o custo de implementação. Com uma pintura simples, o aço transforma-se na assinatura visual e a pele interna do projeto.

As características físicas do aço permitem-lhe, ainda, servir como uma barreira natural do vapor no que toca ao isolamento externo. O princípio da pré-fabricao permitiu uma economia significativa de tempo na implementação do projeto: 3 semanas de fabrico, 1 semana de pintura e apenas 3 horas para a instalação por guindaste móvel.

O aço também tem a vantagem de ser 100% reciclável, sugerindo que, dentro de algumas décadas, o módulo possa ser extraído do projeto e reciclado na sua totalidade. Este projeto é um protótipo que responde às muitas restrições relacionadas com o ato de transformar e expandir numa cidade.

0
Would love your thoughts, please comment.x