Por a 11 Maio 2020

Este minúsculo apartamento, com apenas 18 metros quadrados, aproveita as soluções de design, as transparências e o mobiliário multiusos para proporcionar aos seus ocupantes uma vida feliz, sem prejuízo da sensação de espaço ou habitabilidade.

Fotografia: Fernando Schapochnik / segundo memória descritiva dos arquitetos

Faz parte de um edifício construído na década de 1950, no bairro de Chacarita, em Buenos Aires, e foi recentemente redesenhado pelos arquitetos argentinos IR arquitectura. Ocupa uma esquina do primeiro andar do edifício e, do lado de fora, a varanda – revestida por uma delicada estrutura perfurada em forma de onda branca – afigura-se como uma solução altamente contemporânea, em contraste com a fachada.

O pequeno apartamento usufrui de vistas tão abertas para o exterior quanto expostas ao olhar curioso de quem passa na rua. Estes factores, somados à vontade do cliente de habitar um espaço claro e flexível, determinaram a estratégia do projeto.
A demolição dos poucos elementos construídos dentro do espaço teve a sua aceitação, sem reservas, ficando apenas uma pequena casa de banho do preexistente. A abertura total da parede permitiu expandir, visual e funcionalmente, o espaço usável.

Armário multifuncional

Small-Apartment-Argentina-by-IR-arquitectura-Yellowtrace-09
Small-Apartment-Argentina-by-IR-arquitectura-Yellowtrace-26
Small-Apartment-Argentina-by-IR-arquitectura-Yellowtrace-08
Small-Apartment-Argentina-by-IR-arquitectura-Yellowtrace-07
Small-Apartment-Argentina-by-IR-arquitectura-Yellowtrace-09 Small-Apartment-Argentina-by-IR-arquitectura-Yellowtrace-26 Small-Apartment-Argentina-by-IR-arquitectura-Yellowtrace-08 Small-Apartment-Argentina-by-IR-arquitectura-Yellowtrace-07

Nas duas paredes restantes, um móvel que contém uma pequena cozinha, frigorífico e máquina de lavar desdobra-se, expande-se e esconde o WC e as linhas técnicas, tem espaços de arrumação e aloja a cama e a mesa.

Um quarto e um recanto de estudo foram remetidos para uma plataforma elevada, permitindo a privacidade do resto do espaço cercado por estantes abertas, cheias de plantas e livros.

0
Would love your thoughts, please comment.x