Um projeto no Rio de Janeiro que integra exterior com interior. O resultado é fresco, leve, primaveril e…incrível!
Fotos: MCA Estúdio
A casa situada no bairro Itanhangá, no Rio de Janeiro, conta 1.200m² de área interior e 700m² de exterior. Integra jardim, piscina, varanda de estar ao ar livre, ginásio e SPA. A remodelação integral foi arquitetada por Bianca da Hora e nós mostramos o resultado final.
O casal de empresários proprietários desta habitação, pretendia uma casa com ambientes claros, clean e que respeitasse todas as medidas de segurança para que pudessem desfrutar tranquilamente do espaço com a familia. Toda a área exterior foi revitalizada com uma nova pérgola que acolhe a zona de refeições e que tira partido de uma paisagem deslumbrante.
O refúgio privado em tons verdejantes no exterior, potenciados pela natureza envolvente, conta com uma paleta de cores branca e cinza, conjugada com a nobreza da madeira, fortemente representada por um elegante ripado. O resultado é um espaço acolhedor pensado ao pormenor, com a ajuda da Landscape no que diz respeito ao paisagismo.
Entre os materiais seleccionados não podemos deixar de fazer referência à parede de pedras naturais junto à zona gourmet, conjugada com o teto de madeira Gênova Marcenaria e bambu da Pau a Pique.
O estilo contemporâneo e atemporal da decoração é, também, garantido pelo mobiliário exterior com peças de design da LZ Studio, da Tora Brasil e MAC Design, para citar alguns exemplos. De tudo, a responsável pelo gabinete Da Hora Arquitetura confessa que o que mais a encantou no resultado foi: “A simetria,da marcenaria, a iluminação e as cores claras”.
Bianca Bianca da Hora acrescenta, ainda, que este foi um projeto desafiador pela “construção de uma academia do zero num subsolo que não existia”. Para o ginásio de 110m², equipado pela TechnoGym, foi seleccionado um piso vinílicoTarket, da Ekko Revestimentos, igualmente conjugado com paineis de madeira em Peroba Mica. O jardim vertical executado pela Flora Design mantém a frescura presente em todo o projeto e ao fundo, onde parece haver um aquário de grandes dimensões, é na verdade, uma tela backlight com arte de Fábio Minduim.
Contiguo a este espaço fica ainda o SPA de 20m² que goza do aconchego do ripado de madeira e dos têxteis brancos.
No interior da habitação distinguem-se os ambientes sociais com estética minimalista. O projeto valoriza a coleção de obras de arte dos moradores e dá resposta a um pedido da família: ampliar a circulação e tornar os espaços mais arejados e integrados, sem excessos.
Os painéis e as paredes brancas potencializam a luz natural abundante. Toda a base neutra valoriza e destaca o mobiliário sofisticado, que reúne clássicos e expoentes do design brasileiro – como Jorge Zalszupin, Jader Almeida, Guilherme Wentz, entre outros.
A cozinha mantém os mesmos tons do interior e exterior, com especial enfoque na madeira. Este material nobre é o elo de ligação entre todos os ambientes e o que garante maior conforto nesta habitação de grandes dimensões.
No quarto, há a destacar, uma vez mais, a destacar as paredes forradas a madeira. Toda a marcenaria foi personalizada para este espaço que contemplando uma estante e armários incorporados.