Por a 25 Junho 2018

Os clientes queriam construir uma casa contemporânea, luminosa e aberta à natureza, num terreno arborizado, nas margens de um lago. Queriam ainda que a maioria dos espaços da casa estivesse ao nível da terra.

Projeto: Paul Bernier Architects / Fotógrafo: James Brittain

Lac Charlebois Lac CharleboisO terreno é ligeiramente inclinado. Numa primeira visita ao local, os arquitetos do atelier Paul Bernier estabeleceram um perímetro para identificar a localização ideal. A vista privilegiada para o lago e o sul coincidem, o que definiu a orientação do edifício.

O plano de forma “L”

Um plano em forma de “L” foi escolhido para a casa. No plano “L”, uma ala é reservada para os espaços diurnos (cozinha, sala de jantar, sala de estar) e a outra ala abriga os espaços mais privados (quarto principal, casa de banho, lavabo). Este tipo de plano permite que todos os espaços sejam orientados para o sul e para as vistas desejadas. Nesta casa, os seus proprietários comunicam diretamente com o exterior, graças às numerosas aberturas.43704-preview_low_780-4_43704_sc_v2comO plano em “L” também define um espaço externo ensolarado, escondido da propriedade do vizinho, e voltado para o acesso ao lago. Além disso, é também neste espaço que foi colocado um alpendre para aproveitar as noites de verão.

O volume de dois andares

No ponto de encontro das duas alas do plano em “L”, foi criado um volume de dois andares. No piso térreo há uma garagem e o andar de cima abriga um quarto de hóspedes e um escritório que goza de uma posição estratégica com vista para o lago e aina com vista para o andar térreo.Lac Charlebois No exterior, este volume de dois andares distingue-se claramente do volume da forma “L” pela sua materialidade. É revestido com aço Corten, que já ganhou a bonita cor laranja, enquanto o volume em “L” num dos pisos é revestido de cedro tingido de preto.Lac Charlebois Lac Charlebois Lac Charlebois

No interior, também essa distinção é sentida graças ao espaço de altura dupla entre o volume de dois andares e o piso térreo. Uma escada com degraus de nogueira permite acesso ao andar superior.

Lac Charlebois Lac Charlebois

Lac Charlebois

Paul Bernier Architects é uma empresa de arquitetura contemporânea sediada em Montreal desde 1999. O trabalho da empresa é caracterizado pelo ênfase na luz natural e na abordagem inventiva e contemporânea na forma como abordam o espaço. O atelier é ainda conhecido pelo cuidado deposto na seleção e montagem dos materiais. A atenção aos detalhes está no centro de sua prática de design.

0
Would love your thoughts, please comment.x